Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROLIM, Vitória Moreira.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6557412758229728pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.referee2CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.-
dc.description.resumoA presente pesquisa enfatiza a experiência de estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em História, por meio da análise dos diários produzidos por professores em formação, pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras– PB. Durante os anos de 2022 a 2023, os formandos registraram suas ações e reflexões em diários como parte das atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV. A escrita do diário é descrita por Miguel A. Zabalza (2004) como uma experiência que resulta em construções narrativas profundamente conectadas ao sujeito, que se produz enquanto é produzido pela própria narrativa, ou seja, os diários são vistos como um gênero textual que podem conter narrativas íntimas e pessoais, transcendendo e se conectando às fronteiras da sala de aula. Os diários de aula foram analisados na perspectiva de encontrar as situações que se configuram em experiências a partir do entendimento de Larrosa (2002), ou seja, algo que nos toca, nos mobiliza e nos faz pensar. A análise desses diários também revelou narrativas autobiográficas que transcendem a mera escrita rotineira das experiências escolares. Para isso, abordamos o conceito de experiência e entendemos as narrativas autobiográficas como possibilidade de formação, em diálogo com estudiosos como Peter Alheit (2006), Pierre Dominicé (2006), Christine Delory-Momberger (2010, 2012), Josso (2007, 2010), entre outros(as) autores(as). Os objetivos específicos do texto são: destacar a importância reflexiva desses diários de estágio na formação inicial docente, situando as narrativas autobiográficas como ferramentas formativas; discutir os dilemas enfrentados por professores em formação durante os estágios e seu impacto na percepção da docência; por fim, a pesquisa busca refletir a interseção entre memória e a construção da identidade docente, por meio dos registros, explorando como esses elementos se entrelaçam e refletem sobre si, abrangendo diversos aspectos da vida dos estudantes, em relação ao ofício do professor, à sua própria identidade e ao papel que desempenham, considerando uma gama de emoções, desafios, e frustrações de suas experiências formativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEntre as vivências e sensibilidades de professores(as) em formação: narrativas de si nos diários de estágio.pt_BR
dc.date.issued2024-11-18-
dc.description.abstractThis research emphasizes the experience of supervised curricular internships in the Bachelor's Degree in History program at the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras–PB Campus, through the analysis of journals produced by pre-service teachers. From 2022 to 2023, graduating students recorded their actions and reflections in journals as part of the activities in the Supervised Internship I, II, III, and IV courses. The journal writing process is described by Miguel A. Zabalza (2004) as an experience resulting in narrative constructions deeply connected to the subject, where the writer is shaped by the narrative while also shaping it. In other words, journals are viewed as a textual genre that may contain intimate and personal narratives, transcending and connecting to the boundaries of the classroom. The teaching journals were analyzed with the aim of identifying situations that constitute experiences based on Larrosa's (2002) understanding, i.e., something that touches us, moves us, and makes us think. The analysis also revealed autobiographical narratives that go beyond mere routine documentation of school experiences. In this context, we explored the concept of experience and framed autobiographical narratives as a possibility for professional development, drawing on authors such as Peter Alheit (2006), Pierre Dominicé (2006), Josso (2007, 2010), and Christine Delory-Momberger (2010, 2012), among others. The specific objectives of this study are to highlight the reflective importance of these internship journals in initial teacher education, positioning autobiographical narratives as formative tools; to discuss the dilemmas faced by pre-service teachers during internships and their impact on their perception of the teaching profession; and finally, to reflect on the intersection between memory and the construction of teacher identity through these journals, exploring how these elements intertwine and reflect on the students themselves. This encompasses various aspects of the students' lives in relation to the teaching profession, their personal identity, and the role they play, considering a range of emotions, challenges, and frustrations derived from their formative experiences.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41097-
dc.date.accessioned2025-03-17T14:57:15Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-03-17T14:57:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLicenciatura em História - Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.subjectEnsino Superior - Cajazeiras - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectConstrução da identidade docentept_BR
dc.subjectProfessor de Históriapt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectDegree in History - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grandept_BR
dc.subjectHigher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectConstruction of teaching identitypt_BR
dc.subjectHistory Teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Vitória Moreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAmong the experiences and sensibilities of teachers in training: self-narratives in internship diaries.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Vitória Moreira. Entre as vivências e sensibilidades de professores(as) em formação: narrativas de si nos diários de estágio. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VITÓRIA MOREIRA ROLIM. MONGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdf Vitória Moreira Rolim. Monografia História. CFP 2024. 1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.