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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40939
Title: | Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara. |
Other Titles: | Anti-racist education in Portuguese language teaching: ways to discuss racism in the classroom through the song Preto Demais, by Hugo Ojuara. |
???metadata.dc.creator???: | MEIRELES, Vanessa de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | FERREIRA, Celda Rejane. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SANTOS, Maglandyo da Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | JOCA, Alexandre Martins. |
Keywords: | Educação antirracista;Língua portuguesa - Professor;Docência antirracista;Educação – relações étnico - racial;Letramento racial;Língua portuguesa - educação antirracista;Anti-racist education;Portuguese language - Teacher;Anti-racist teaching;Education – ethnic-racial relations;Racial literacy;Portuguese language - anti-racist education |
Issue Date: | 8-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MEIRELES, Vanessa de Oliveira. Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo sugerir uma apropriação didática da música Preto demais, de Hugo Ojuara para que se reflita criticamente sobre seu conteúdo em sala de aula, orientando-se na denúncia dos reflexos sociais do racismo, com foco no exercício docente do profissional de Língua Portuguesa na contribuição de uma Educação Antirracista. Para tais, asseguramos nossas discussões na legislação que alicerça o sistema educacional brasileiro, a citar a Lei 10.639/03, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Fundamentamo-nos nas contribuições teóricas de Ribeiro (1995), Carneiro (2005), Almeida (2019), Bento (2022) e outros autores no que tange às evidenciações da dinâmica do racismo brasileiro; e em Sekeff (2007) na teorização das possibilidades metodológicas da música como recurso didático e suas colaborações no desenvolvimento cognitivo de estudantes da Educação Básica. Evidencia-se a necessidade de formações continuadas específicas da área de Educação para as Relações Étnico-Raciais para professores no Brasil, juntamente com o desenvolvimento da noção de Letramento Racial. As discussões visam também uma quebra de paradigmas no que se refere à aplicação do currículo escolar e o exercício do antirracismo em todos os campos de conhecimento, em especial às áreas que competem Língua Portuguesa. |
Abstract: | This work aims to suggest a didactic appropriation of the song Preto demais, by Hugo Ojuara, so that we can critically reflect on its content in the classroom, focusing on denouncing the social impacts of racism, with a focus on the teaching practice of Portuguese Language professionals in contributing to an Anti-Racist Education. To this end, we ensure our discussions in the legislation that underpins the Brazilian educational system, namely Law 10.639/03, the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. We base ourselves on the theoretical contributions of Ribeiro (1995), Carneiro (2005), Almeida (2019), Bento (2022) and other authors regarding the evidence of the dynamics of Brazilian racism; and in Sekeff (2007) in theorizing the methodological possibilities of music as a teaching resource and its collaborations in the cognitive development of students in Basic Education. The need for specific continuing education in the area of Education for Ethnic-Racial Relations for teachers in Brazil is evident, together with the development of the notion of Racial Literacy. The discussions also aim to break paradigms regarding the application of the school curriculum and the exercise of anti-racism in all fields of knowledge, especially in areas that compete with the Portuguese Language. |
Keywords: | Educação antirracista Língua portuguesa - Professor Docência antirracista Educação – relações étnico - racial Letramento racial Língua portuguesa - educação antirracista Anti-racist education Portuguese language - Teacher Anti-racist teaching Education – ethnic-racial relations Racial literacy Portuguese language - anti-racist education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras - Língua Portuguesa. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40939 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias |
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