Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, N. B. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404242132519798pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.referee2ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.-
dc.description.resumoEm um mundo marcado pelo uso da tecnologia, vê-se que entre as diversas áreas, o contexto de ensino e o uso da inteligência artificial necessitam de uma atenção maior, a importância da Inteligência Artificial tem se repercutido e forma ampla, diante deste ponto, analisar quais melhorias e como pode se trabalhar dentro do cenário de ensino de Língua Inglesa, demonstra não apenas inovação, assim como a possibilidade de um olhar mais assertivo diante do seu uso, dessa forma, o vigente trabalho tem por proposta Propor uma atividade pedagógica de multiletramentos nas aulas Língua Inglesa utilizando a plataforma de IA chat GPT. Usaremos como referencial teórico os autores Russel e Norving (2004), que explicam e detalham como a inteligência artificial pode ser definida, assim como quais suas características dentro da implementação social, dentro da construção de metodologias digitais os autores Menezes (2019), assim como Cope e Kalantzis (2015) que argumentam sobre as metodologias dos multiletramentos, além de usar como base as ideias de Freire (1997), Tardif (2002), e Leffa (2001) que abordam o papel do professor e o ensino de Língua Inglesa diante deste novo ambiente tecnológico. Em relação à metodologia escolhida, a pesquisa se enquadra em bibliográfica de cunho exploratório com revisão bibliográfica em uma proposta pedagógica de aplicação prática, fornecendo subsídios para a sua implementação futura. Ao final do estudo, propusemos destacar a ampliação de propostas pedagógicas alinhado à construção do papel do professor em sala de aula diante das novas maneiras de se ensinar inglês, assim como a modificação e as transformações do pensar docente diante dos vastos espaços comunicativos dentro da sociedade digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleA inteligência artificial no ensino de língua inglesa: uma proposta didática com o Chat GPT na perspectiva dos multiletramentos.pt_BR
dc.date.issued2024-11-11-
dc.description.abstractIn a world marked by the use of technology, it is evident that among various fields, the context of education and the use of artificial intelligence require greater attention. The importance of Artificial Intelligence has resonated widely, and analyzing possible improvements and ways to work within the context of English language teaching not only demonstrates innovation but also enables a more assertive perspective on its usage. Thus, this study aims to propose a pedagogical activity of multiliteracies in English classes using the AI platform ChatGPT. The theoretical framework will include authors Russell and Norvig (2004), who explain and detail how artificial intelligence can be defined as well as its characteristics within social implementation. For digital methodology construction, the authors Menezes (2019), as well as Cope and Kalantzis (2015), who argue about multiliteracies methodologies, will be referenced, along with the ideas of Freire (1997), Tardif (2002), and Leffa (2001), who discuss the role of the teacher and English language teaching in this new technological environment. Regarding the chosen methodology, the research is classified as bibliographic with an exploratory approach and includes a literature review with a practical application in a pedagogical proposal, providing support for its future implementation. At the conclusion of the study, we propose to highlight the expansion of pedagogical proposals aligned with the development of the teacher's role in the classroom, adapting to new methods of teaching English, and addressing the transformation in teaching perspectives within the vast communicative spaces of the digital society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40892-
dc.date.accessioned2025-03-06T12:48:32Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-03-06T12:48:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino da língua inglesapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectChat GPTpt_BR
dc.subjectAprendizagem por designpt_BR
dc.subjectAulas de língua inglesa- era digitalpt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectGPT Chatpt_BR
dc.subjectLearning by designpt_BR
dc.subjectEnglish language classes - digital agept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Natália Bezerra Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArtificial intelligence in English language teaching: a didactic proposal with GPT Chat from the perspective of multiliteracies.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Natália Bezerra Rodrigues. A inteligência artificial no ensino de língua inglesa: uma proposta didática com o Chat GPT na perspectiva dos multiletramentos. 2024. 84f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA BEZERRA RODRIGUES FERREIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2024.pdfNatália Bezerra Rodrigues Ferreira. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2024.756.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.