Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40723
Title: | Multiletramentos e inteligência artificial em sala de aula: vivências do educador residente no Programa de Residência Pedagógica. |
Other Titles: | Multiliteracies and artificial intelligence in the classroom: experiences of the resident educator in the Pedagogical Residency Program. |
???metadata.dc.creator???: | SEVERO, Lourena Lauana Santos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA , Fabione Gomes da. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BRAGA, Elinaldo Menezes. |
Keywords: | Língua Inglesa – educação básica;Programa de Residência Pedagógica;Inteligência artificial;Multiletramentos;Gênero textual – entrevista;English Language – basic education;Pedagogical Residency Program;Artificial intelligence;Multiliteracies;Textual genre – interview |
Issue Date: | 19-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SEVERO, Lourena Lauana Santos. Multiletramentos e inteligência artificial em sala de aula: vivências do educador residente no Programa de Residência Pedagógica. 2024. 78f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho consiste em vivências, resultados e atividades realizados como bolsista residente do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em uma instituição associada pública de período integral, localizada em Cajazeiras/PB. A coleta de dados se deu pelo material empírico resultante das atividades realizadas durante a vigência do PRP. O trabalho constitui-se, especificamente, de ensaios e reflexões quanto à construção identitária docente, mediante as práticas educacionais no ensino básico e suas realidades (Freire, 1967; 1979; 2000), bem como dos resultados obtidos pelas práticas de ministração, estudo e produções no âmbito das Inteligências Artificiais, executadas no 2º ano do Ensino Médio, durante o 2º bimestre de 2023, na instituição associada. Objetiva-se, essencialmente, discorrer de modo crítico e reflexivo acerca das vivências proporcionadas pelo PRP, tal qual dos resultados atribuídos às discussões e atividades contempladas em sala de aula, apresentando o roteiro de aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa, de modo a discutir os impactos da Inteligência Artificial na sociedade globalizada do século XXI, através do gênero entrevista. Assim sendo, a partir de discussões realizadas em sala de aula, foram produzidas atividades em equipes, contemplando o gênero, em que estudantes do 2° ano do Ensino Médio roteirizaram, encenaram e gravaram seus trabalhos, resultando em produções criativas e de alto valor reflexivo. A proposta de produção midiática como recurso avaliativo qualitativo foi pautada na perspectiva dos Multiletramentos (Alves, 2018; Cope; Kalantzis, 2000; 2015; 2023; Rojo, 2009; 2013) em que se utiliza da linguagem como elemento de agência do ser social (Marcuschi, 2002; Vygotsky, 1989; 1991), envolvendo processos de aprendizado, vivências nas realidades plurais do mundo, análise e investigação críticas de propósitos e interesses humanos subjacentes ao conhecimento e suas decorrentes aplicações a contextos reais de uso. Apoia-se teoricamente, também, em Dantas e Severo (Dantas; Severo, 2024) e Silva (Silva, 2022), no que compete ao uso das tecnologias digitais no ensino de Língua Inglesa, com vistas ao aprimoramento de habilidades de compreensão e produção oral. Mediante a realização deste trabalho e a correlação entre a teoria estudada e os dados coletados, conclui-se que as práticas desenvolvidas à luz da pedagogia dos Multiletramentos corroboram a construção de sujeitos críticos, capazes de se comunicar nos mais diversos âmbitos sociais, utilizando- se da língua mais influente do mundo: a Inglesa. |
Abstract: | This work consists of experiences, results, and activities carried out as scholarship- holder resident of the Programa de Residência Pedagógica (PRP), at a full-time public affiliated institution in Cajazeiras/PB. Data were collected using empirical material from the activities performed in PRP. This work accurately consists of essays and reflections on the construction of teaching identity through educational practices in basic education and its realities (Freire, 1967; 1979; 2000), as well as the results obtained by teaching, study and production practices in the realm of Artificial Intelligences, performed in sophomore year, in the course of the 2 nd bimester of 2023, at the affiliated institution. Essentially, it objectifies to discuss critically and reflexively the experiences provided by PRP, as well as the results attributed to the discussions and activities produced in the classroom, presenting the English learning plan, in order to discuss the impacts of Artificial Intelligence on the globalized society of the 21 st century, through the interview genre. Therefore, led by discussions held in the classroom, activities were produced and performed by students in teams, covering the genre, in which sophomores have scripted, staged and recorded their works, resulting in very creative and reflective productions. The proposal of media production as qualitative evaluative means was based on the perspective of Multiliteracies (Alves, 2018; Cope; Kalantzis, 2000; 2015; 2023; Rojo, 2009; 2013) in which language is used as an element of acting as social beings (Marcuschi, 2002; Vygotsky, 1989; 1991), involving learning processes, experiences in world’s plural realities, critical analysis and investigation of human purposes and interests underlying knowledge, as well as its applications to real use contexts. The work is also theoretically supported by Dantas e Severo (Dantas; Severo, 2024) and Silva (Silva, 2022), in regards of digital technologies use in English language teaching, aiming at improving comprehension and oral production skills. Through the realization of this work and the correlation between the studied theory and the collected data, it is settled that the developed practices enlightened by the pedagogy of Multiliteracies corroborate the construction of critical subjects, able to communicate in the diversity of social contexts, using the most influential language in the world: English. |
Keywords: | Língua Inglesa – educação básica Programa de Residência Pedagógica Inteligência artificial Multiletramentos Gênero textual – entrevista English Language – basic education Pedagogical Residency Program Artificial intelligence Multiliteracies Textual genre – interview |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras- Língua Inglesa. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40723 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOURENA LAUANA SANTOS SEVERO. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2024.pdf | Lourena Luana Santos Severo. Monografia Letras - Língua Inglesa. | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.