Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40722
Title: Desafios enfrentados no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica.
Other Titles: Challenges faced in teaching the English language in public primary schools: an experience report in the pedagogical residency.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Laryssa Timoteo Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.
Keywords: Ensino de Inglês;Relato de experiência - ensino de língua inglesa;Prática de ensino;Programa Institucional da Residência Pedagógica;Letras- Língua Inglesa- Centro de Formação de Professores- Universidade Federal de Campina Grande;Teaching English;Experience report - English language teaching;Teaching practice;Institutional Pedagogical Residency Program;Letters- English Language- Teacher Training Center- Federal University of Campina Grande
Issue Date: 22-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Laryssa Timoteo Vieira. Desafio enfrentamento no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo demonstrar o relato de experiência como Bolsista Residente do Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para um pensar crítico, reflexivo e ético acerca dos desafios enfrentados por docentes de Língua Inglesa em etapa de formação inicial nas escolas públicas de ensino básico. Com uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória, fundamentada na perspectiva da aprendizagem socialmente mediada de Vygotsky (1978), caracteriza-se como um estudo de caso realizado no contexto do PRP. A pesquisa investigou práticas pedagógicas de residentes, com foco em metodologias inovadoras, uso de tecnologias digitais e alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sob o referencial teórico de autores como Freire, Kress e Silva, o estudo analisou os desafios do ambiente escolar, como falta de recursos e demandas socioemocionais dos alunos, destacando o papel do professor como mediador do conhecimento. O resultado evidenciou que o PRP fomenta a integração entre teoria e prática, promove o desenvolvimento de competências pedagógicas e interculturais e incentiva práticas inclusivas e significativas no ensino de inglês
Abstract: This work is situated in the field of Applied Linguistics and aims to demonstrate how the experience as a Resident Scholar in the Programa Residência Pedagógica (PRP) contributes to critical, reflective, and ethical thinking about the challenges faced by English Language teachers in their initial training phase in public basic education schools. Employing a qualitative, bibliographic, and exploratory approach, grounded in Vygotsky's (1978) perspective of socially mediated learning, this study is characterized as a case study conducted within the context of the PRP. The research investigated the pedagogical practices of residents, focusing on innovative methodologies, the use of digital technologies, and alignment with the guidelines of the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC). Based on theoretical references from authors such as Freire, Kress, and Silva, the study analyzed the challenges of the school environment, including the lack of resources and students' socio-emotional demands, highlighting the teacher's role as a knowledge mediator. The results revealed that the PRP fosters the integration of theory and practice, promotes the development of pedagogical and intercultural competencies, and encourages inclusive and meaningful practices in English teaching.
Keywords: Ensino de Inglês
Relato de experiência - ensino de língua inglesa
Prática de ensino
Programa Institucional da Residência Pedagógica
Letras- Língua Inglesa- Centro de Formação de Professores- Universidade Federal de Campina Grande
Teaching English
Experience report - English language teaching
Teaching practice
Institutional Pedagogical Residency Program
Letters- English Language- Teacher Training Center- Federal University of Campina Grande
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40722
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARYSSA TIMOTEO VIEIRA ROLIM. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2024.pdfLaryssa Timoteo Rolim. Monografia Letras Língua Inglesa. CPF 2024.2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.