Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40622
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0423813552194717pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. Gpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes-
dc.contributor.referee2ALVES, Francisco Francimar.-
dc.description.resumoEsse trabalho investiga a implementação de práticas pedagógicas multiculturais e decoloniais no ensino de língua inglesa, dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). A pesquisa adota uma metodologia qualitativa exploratória, baseada em revisão bibliográfica sobre multiculturalismo, decolonialidade e ensino de línguas, para avaliar como essas abordagens teóricas podem ser integradas na prática pedagógica e contribuir para a formação docente. O estudo destaca a importância da Linguística Aplicada na capacitação de professores para lidar com a diversidade cultural e linguística em salas de aula multiculturais, enfocando a necessidade de práticas educativas que não apenas ensinam o inglês como língua estrangeira, mas também promovam uma compreensão mais ampla e crítica das diferentes culturas. Como base teórica para esta pesquisa foram consideradas as contribuições de autores como Quijano (2005), Hall (1997), Canen (2000), Rajagopalan (2014), Magalhães (2012) entre outros. É fundamental que profissionais da educação contemporânea tenham acesso desde cedo a programas que contribuam em sua trajetória tanto na questão prática quanto no seu pensamento reflexivo para que possam, assim, compreender a dimensão e o impacto que o conteúdo que é ensinado em sala de aula tem nos alunos e do que pode ser feito para que este seja significativo, transformador e emancipador, como é posto por Paulo Freire (1996) quando diz que "A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática, e, como tal, implica uma compreensão do homem e do mundo. Implica um saber crítico e libertador.". O ensino de inglês, ao uso de abordagens e conteúdos com temas multicultural e decolonial auxiliam na valorização das culturas dos próprios discentes, e de povos que foram marginalizados e subalternizados durante o período de colonização territorial e psicológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico.pt_BR
dc.date.issued2024-11-11-
dc.description.abstractThis study investigates the implementation of multicultural and decolonial pedagogical practices in English language teaching within the context of the Pedagogical Residency Program at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande (CFP/UFCG). The research adopts a qualitative exploratory methodology, based on a literature review on multiculturalism, decoloniality, and language teaching, to evaluate how these theoretical approaches can be integrated into pedagogical practice and contribute to teacher training. The study emphasizes the importance of Applied Linguistics in equipping teachers to address cultural and linguistic diversity in multicultural classrooms, highlighting the need for educational practices that not only teach English as a foreign language but also promote a broader and more critical understanding of different cultures. The theoretical foundation for this research includes contributions from authors such as Quijano (2005), Hall (1997), Canen (2000), Rajagopalan (2014), Magalhães (2012), among others. It is essential for contemporary education professionals to have early access to programs that contribute to both their practical skills and reflective thinking, enabling them to comprehend the scope and impact of the content taught in the classroom, and to ensure that it is meaningful, transformative, and emancipatory. This aligns with Paulo Freire's (1996) assertion that "Education, whatever it may be, is always a theory of knowledge put into practice, and as such, implies an understanding of humanity and the world. It implies critical and liberating knowledge." In the context of English teaching, the use of multicultural and decolonial approaches and content helps to value the cultures of the students themselves, as well as those of peoples who were marginalized and subjugated during territorial and psychological colonization.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40622-
dc.date.accessioned2025-02-21T12:49:11Z-
dc.date.available2024-02-21-
dc.date.available2025-02-21T12:49:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa- ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInglês - prática pedagógicapt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectLingüística - capacitação de professorespt_BR
dc.subjectLetras- Língua Inglesa - Centro de Formação de Professores – Universidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino Superior- Cajazeiras-Município -Paraíbapt_BR
dc.subjectEnglish language - teaching and learningpt_BR
dc.subjectEnglish - pedagogical practicept_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectLinguistics - teacher trainingpt_BR
dc.subjectLetters - English Language - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grandept_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectHigher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA , Ângela Maria de Sousa-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe multicultural dimension in teaching English from a decolonial perspective: experiences from the Pedagogical Residency in Basic Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ângela Maria de Sousa. A dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico. 2024. 74f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÂNGELA MARIA DE SOUSA OLIVEIRA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA INGLESA. CFP 2024.pdfÂngela Maria de Sousa Oliveira. Monografia Letras - Língua Inglesa. CFP 2024.13.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.