Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575
Title: | “Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. |
Other Titles: | “Long live São João!”: reflections on inclusion in June festivities with elementary school children, initial years, in a school in the city of Sumé-PB. |
???metadata.dc.creator???: | GONÇALVES, Otaciany Estendio. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SÁ, Carolina Figueiredo de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Rafael Barros de. |
Keywords: | Educação inclusiva;Festejos juninos - escolas;São João nas escolas – Sumé-PB;Festa junina;Pessoa com deficiência;Educação Contextualizada;Inclusive education;June festivities - schools;ão João in schools - Sumé-PB;June festival;People with disabilities;Contextualized education |
Issue Date: | 2-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GONÇALVES, Otaciany Estendio. “Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo promover a reflexão da importância em se trabalhar a inclusão educacional voltada para as festividades que acontecem na sociedade e se refletem no ambiente escolar, em especial, as comemorações juninas. Essa abordagem tem como embasamento principal a vivência da sala de aula e as diversas dificuldades que são encontradas nesse universo na tentativa de promover um ambiente acolhedor para todos. Parte-se do pressuposto de que a inclusão educacional faz parte de um processo árduo, que demanda uma mudança de pensamentos por todas as partes envolvidas. A escola é um espaço convidativo para a edificação de pessoas empáticas e acolhedoras que consigam olhar para o outro com respeito e desejo de praticar a inclusão. Este estudo descreve uma experiência vivenciada em uma instituição de ensino e busca salientar uma análise das várias concepções acerca da inclusão educacional, visualizada, sobretudo, a partir do olhar dos próprios alunos. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Este trabajo tiene como objetivo promover la reflexión sobre la importancia de trabajar la inclusión educativa enfocada en las festividades que se celebran en la sociedad y que se reflejan en el ambiente escolar, especialmente en las celebraciones juninas. Este enfoque se basa principalmente en la experiencia del aula y las diversas dificultades que se encuentran en este entorno al intentar promover un ambiente acogedor para todos. Se parte del supuesto de que la inclusión educativa es un proceso arduo que requiere un cambio de mentalidad por parte de todos los involucrados. La escuela es un espacio propicio para la formación de personas empáticas y acogedoras que puedan mirar al otro con respeto y el deseo de practicar la inclusión. Este estudio describe una experiencia vivida en una institución educativa y busca resaltar un análisis de las diversas concepciones sobre la inclusión educativa, vistas, sobre todo, desde la perspectiva de los propios estudiantes. |
Keywords: | Educação inclusiva Festejos juninos - escolas São João nas escolas – Sumé-PB Festa junina Pessoa com deficiência Educação Contextualizada Inclusive education June festivities - schools ão João in schools - Sumé-PB June festival People with disabilities Contextualized education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OTACIANY ESTENDIO GONÇALVES - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Otaciany Estendio Gonçalves - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024 | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.