Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, O. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3200758350178434pt_BR
dc.contributor.advisor1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.referee1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo promover a reflexão da importância em se trabalhar a inclusão educacional voltada para as festividades que acontecem na sociedade e se refletem no ambiente escolar, em especial, as comemorações juninas. Essa abordagem tem como embasamento principal a vivência da sala de aula e as diversas dificuldades que são encontradas nesse universo na tentativa de promover um ambiente acolhedor para todos. Parte-se do pressuposto de que a inclusão educacional faz parte de um processo árduo, que demanda uma mudança de pensamentos por todas as partes envolvidas. A escola é um espaço convidativo para a edificação de pessoas empáticas e acolhedoras que consigam olhar para o outro com respeito e desejo de praticar a inclusão. Este estudo descreve uma experiência vivenciada em uma instituição de ensino e busca salientar uma análise das várias concepções acerca da inclusão educacional, visualizada, sobretudo, a partir do olhar dos próprios alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.title“Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:13:28Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T15:13:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFestejos juninos - escolaspt_BR
dc.subjectSão João nas escolas – Sumé-PBpt_BR
dc.subjectFesta juninapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectJune festivities - schoolspt_BR
dc.subjectão João in schools - Sumé-PBpt_BR
dc.subjectJune festivalpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Otaciany Estendio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Long live São João!”: reflections on inclusion in June festivities with elementary school children, initial years, in a school in the city of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Otaciany Estendio. “Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo tiene como objetivo promover la reflexión sobre la importancia de trabajar la inclusión educativa enfocada en las festividades que se celebran en la sociedad y que se reflejan en el ambiente escolar, especialmente en las celebraciones juninas. Este enfoque se basa principalmente en la experiencia del aula y las diversas dificultades que se encuentran en este entorno al intentar promover un ambiente acogedor para todos. Se parte del supuesto de que la inclusión educativa es un proceso arduo que requiere un cambio de mentalidad por parte de todos los involucrados. La escuela es un espacio propicio para la formación de personas empáticas y acogedoras que puedan mirar al otro con respeto y el deseo de practicar la inclusión. Este estudio describe una experiencia vivida en una institución educativa y busca resaltar un análisis de las diversas concepciones sobre la inclusión educativa, vistas, sobre todo, desde la perspectiva de los propios estudiantes.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OTACIANY ESTENDIO GONÇALVES - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfOtaciany Estendio Gonçalves - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20241.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.