Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531
Title: | Televisão e ensino de história: um diálogo possível. |
Other Titles: | Television and history teaching: a possible dialogue. |
???metadata.dc.creator???: | AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
Keywords: | Ensino de História e televisão;Televisão e ensino de História;Concepção histórica;History teaching and television;Television and history teaching;Historical conception |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | AQUINO, Jefferson Fernandes de. Televisão e ensino de história: um diálogo possível. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A televisão se constitui num meio de comunicação de massa que, em sala de aula, pode ser nosso maior aliado no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, as produções midiáticas atendem a um interesse mercadológico que deve ser levado em consideração quando se aplicado alguns de seus recursos, tais como as novelas, filmes e séries. No que tange ao ensino de História, a televisão pode-nos auxiliar na compreensão histórica do tempo presente, bem como na concepção de passado através da construção simbólica dos personagens, fatos e outros mecanismos visuais dos quais os livros se tornam, muitas vezes, incapazes de gerar tal imaginário. Desta maneira, este estudo se propõe a analisar, através de uma pesquisa bibliográfica e imagética, a importância da televisão no ensino de História, de modo a configurar um diálogo possível entre o docente e o alunado na construção (memorial e sensorial) do passado. Neste sentido, trabalharemos com Evangelista, Pinto e Paiva (2013), Gómez (2002) e Jucieude (et.al) (2016) a fim de compreendermos as relações entre a TV e a escola, bem como Santos e Luz (2013) e Rodrigues (2008) para compreendermos o papel social da televisão. No campo da historiografia, abordaremos o conceito de História do Tempo Presente na perspectiva de François Dosse (2012) e Delgado e Ferreira (2013) e, desta forma compreender melhor como estas concepções de televisão, ensino e História se imbricam. |
Keywords: | Ensino de História e televisão Televisão e ensino de História Concepção histórica History teaching and television Television and history teaching Historical conception |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 |
Appears in Collections: | ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JEFFERSON FERNANDES DE AQUINO - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdf | Jefferson Fernandes de Aquino - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018 | 304.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.