Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A televisão se constitui num meio de comunicação de massa que, em sala de aula, pode ser nosso maior aliado no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, as produções midiáticas atendem a um interesse mercadológico que deve ser levado em consideração quando se aplicado alguns de seus recursos, tais como as novelas, filmes e séries. No que tange ao ensino de História, a televisão pode-nos auxiliar na compreensão histórica do tempo presente, bem como na concepção de passado através da construção simbólica dos personagens, fatos e outros mecanismos visuais dos quais os livros se tornam, muitas vezes, incapazes de gerar tal imaginário. Desta maneira, este estudo se propõe a analisar, através de uma pesquisa bibliográfica e imagética, a importância da televisão no ensino de História, de modo a configurar um diálogo possível entre o docente e o alunado na construção (memorial e sensorial) do passado. Neste sentido, trabalharemos com Evangelista, Pinto e Paiva (2013), Gómez (2002) e Jucieude (et.al) (2016) a fim de compreendermos as relações entre a TV e a escola, bem como Santos e Luz (2013) e Rodrigues (2008) para compreendermos o papel social da televisão. No campo da historiografia, abordaremos o conceito de História do Tempo Presente na perspectiva de François Dosse (2012) e Delgado e Ferreira (2013) e, desta forma compreender melhor como estas concepções de televisão, ensino e História se imbricam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.title | Televisão e ensino de história: um diálogo possível. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:56:13Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19 | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:56:13Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História e televisão | pt_BR |
dc.subject | Televisão e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Concepção histórica | pt_BR |
dc.subject | History teaching and television | pt_BR |
dc.subject | Television and history teaching | pt_BR |
dc.subject | Historical conception | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AQUINO, Jefferson Fernandes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Television and history teaching: a possible dialogue. | pt_BR |
dc.identifier.citation | AQUINO, Jefferson Fernandes de. Televisão e ensino de história: um diálogo possível. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 | pt_BR |
dc.contributor.event | X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. | - |
Appears in Collections: | ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JEFFERSON FERNANDES DE AQUINO - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdf | Jefferson Fernandes de Aquino - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018 | 304.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.