Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA televisão se constitui num meio de comunicação de massa que, em sala de aula, pode ser nosso maior aliado no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, as produções midiáticas atendem a um interesse mercadológico que deve ser levado em consideração quando se aplicado alguns de seus recursos, tais como as novelas, filmes e séries. No que tange ao ensino de História, a televisão pode-nos auxiliar na compreensão histórica do tempo presente, bem como na concepção de passado através da construção simbólica dos personagens, fatos e outros mecanismos visuais dos quais os livros se tornam, muitas vezes, incapazes de gerar tal imaginário. Desta maneira, este estudo se propõe a analisar, através de uma pesquisa bibliográfica e imagética, a importância da televisão no ensino de História, de modo a configurar um diálogo possível entre o docente e o alunado na construção (memorial e sensorial) do passado. Neste sentido, trabalharemos com Evangelista, Pinto e Paiva (2013), Gómez (2002) e Jucieude (et.al) (2016) a fim de compreendermos as relações entre a TV e a escola, bem como Santos e Luz (2013) e Rodrigues (2008) para compreendermos o papel social da televisão. No campo da historiografia, abordaremos o conceito de História do Tempo Presente na perspectiva de François Dosse (2012) e Delgado e Ferreira (2013) e, desta forma compreender melhor como estas concepções de televisão, ensino e História se imbricam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleTelevisão e ensino de história: um diálogo possível.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:56:13Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T18:56:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de História e televisãopt_BR
dc.subjectTelevisão e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectConcepção históricapt_BR
dc.subjectHistory teaching and televisionpt_BR
dc.subjectTelevision and history teachingpt_BR
dc.subjectHistorical conceptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAQUINO, Jefferson Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTelevision and history teaching: a possible dialogue.pt_BR
dc.identifier.citationAQUINO, Jefferson Fernandes de. Televisão e ensino de história: um diálogo possível. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531pt_BR
dc.contributor.eventX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA.-
Appears in Collections:ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON FERNANDES DE AQUINO - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdfJefferson Fernandes de Aquino - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018304.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.