Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40504
Title: | As operações simbólicas: o consumo da fé nas artes do fazer da Comunidade Mosaico (2014-2024). |
Other Titles: | Symbolic operations: the consumption of faith in the arts of the Mosaico Community (2014-2024). |
???metadata.dc.creator???: | ARRUDA, Kezzia Myrelly Soares. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, Emerson José de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Silvana Vieira de. |
Keywords: | Protestantismo - Pombal - Paraíba;Religiosidade;Bricolagem;Consumo da Fé;Comunidade Mosaico;Protestantism - Pombal - Paraíba;Religiosity;DIY;Consumption of Faith;Mosaic Community |
Issue Date: | 14-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARRUDA, Kezzia Myrelly Soares. As operações simbólicas: o consumo da fé nas artes do fazer da Comunidade Mosaico (2014-2024). 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | As narrativas do sagrado “costuradas no cotidiano” pelo fiel protestante são práticas que interligam um sujeito a um lugar, operando uma História. O estudo histórico que traz uma abordagem do lugar “marginal” estimula importantes discussões a respeito da produção de uma historiografia, onde os sujeitos históricos são criativos e produzem “artes do cotidiano”, reinventando espaços mediante práticas e bricolagens, fomentando, dessa maneira, um objeto que “emerge” de lugares comuns. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o consumo da fé nas artes do fazer pelos praticantes da Comunidade Mosaico (2014-2024), uma igreja da ramificação protestante calvinista, localizada no Sertão paraibano, na cidade de Pombal-PB. Empregou-se a história oral como metodologia e na apropriação dos conceitos de prática, bricolagem e tática de Michel de Certeau (2014) e de controvérsias do Bruno Latour (1997). Ao término do percurso, constatei que há uma bricolagem no consumo da fé, ou seja, os fiéis da Comunidade Mosaico, no seu cotidiano, reconstroem o sagrado na arte mund |
Abstract: | The narratives of the sacred "woven into the everyday" by the Protestant blessed are practices that connect a subject to a place, operating a History. The historical study that brings an approach to the "marginal" place stimulates important discussions regarding the production of a historiography, where historical subjects are creative and produce "everyday arts," reinventing spaces through practices and bricolages, thus fostering an object that "emerges" from common places. Therefore, the present work aims to analyze the consumption of faith in the arts of doing by the practitioners of the Mosaico Community (2014-2024), a church of the Calvinist Protestant branch, located in the Sertão of Paraíba, in Pombal-PB. I employed oral history as a methodology and drew on the concepts of practice, bricolage, and tactics from Michel de Certeau (2014) and controversy from Bruno Latour (1997). By the end of the journey, I found that there is a bricolage in the consumption of faith, that is, the faithful of the Mosaico Community, in their everyday life, reconstruct the sacred through mundane art. |
Keywords: | Protestantismo - Pombal - Paraíba Religiosidade Bricolagem Consumo da Fé Comunidade Mosaico Protestantism - Pombal - Paraíba Religiosity DIY Consumption of Faith Mosaic Community |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40504 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KEZZIA MYRELLY SOARES ARRUDA. MONOGRAFIA HISTÓRIA. CFP 2024.pdf | Kezzia Myrelly Arruda. Monografia História. CFP 2024. | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.