Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292
Title: Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula.
Other Titles: Hands on: promoting creative education through the organization and decoration of classrooms.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Paula Geórgia dos Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Marcelle Ventura.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação criativa;Educação contextualizada;Ornamentação de sala de aula;Sala de aula – organização;Inovação;Creative education;Contextualized education;Classroom decoration;Classroom organization;Innovation
Issue Date: 31-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Paula Geórgia dos Santos de. Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292
???metadata.dc.description.resumo???: Levando em consideração que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e auxilia no desenvolvimento integral da criança, observamos então que a organização do espaço tem papel importante, pois o modo de organizar a sala de aula pode favorecer ou desmotivar o processo de ensino. Vale ressaltar que a Aprendizagem Criativa se diferencia da tradicional, por não só ensinar o conteúdo, mas estimular a criatividade do aluno, o que é fundamental no mundo atual, em que os avanços tecnológicos estão bastante presentes e em que uma das palavras de ordem é mudança. Nesse contexto, a criatividade passa a ser uma competência valiosa e, nesse sentido, uma pessoa criativa sente-se mais valorizada. Esta tende a ser curiosa e exploradora de ideias. Sendo assim, o presente trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: Como promover uma Educação Criativa a partir da organização da sala de aula? Para analisar essa questão de maneira mais prática, utilizamos como procedimento metodológico um questionário de forma presencial com 15 alunos da rede de ensino privado, da escola de Ensino infantil e fundamental anos iniciais, Centro Educacional João Paulo II, localizada em Sumé (PB), sobre as sugestões de organização da sala de aula na qual estudam. Além disso, entrevistamos dois professores, para discorrer sobre a Educação Criativa baseado na sua atuação em sala de aula. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, pois analisamos os discursos discentes e docentes, ou seja, materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico, e que a partir dessas leituras fizemos gestos de interpretação. Para fundamentar nossa proposta, a base teórica utilizada foi Antunes (2010) – escritor de livros sobre aprendizagem, inteligências múltiplas e organização do ambiente escolar – bem como de Vygotsky (2007) – psicólogo reconhecido por suas contribuições significativas para a psicologia e a pedagogia, além desses, enriquecemos o trabalho com apoio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Cocito (2018-2024), Cunha (2005), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Piletti (2006). Por fim, os resultados apontam que uma sala de aula organizada traz mais motivação na hora do estudo e cantos temáticos com relação à região na qual vivem seriam mais interessantes. Constatamos também que a decoração das paredes da sala de aula se feita com os alunos, seria mais estimulador, pois ali ficaria os registros de suas histórias, aprendizagens e identidades.
Abstract: Considering that Early Childhood Education is the first stage of Basic Education and helps in the child's overall development, we can see that the organization of the space plays an important role, since the way the classroom is organized can either favor or discourage the teaching process. It is worth noting that Creative Learning differs from traditional learning because it not only teaches the content, but also stimulates the student's creativity, which is essential in today's world, where technological advances are very present and where one of the watchwords is change. In this context, creativity becomes a valuable skill and, in this sense, a creative person feels more valued. They tend to be curious and explore ideas. Therefore, this work starts from the following research question: How can we promote Creative Education based on the organization of the classroom? To analyze this issue in a more practical way, we used as a methodological procedure a face-to-face questionnaire with 15 students from the private education network, from the João Paulo II Educational Center, located in Sumé (PB), about suggestions for organizing the classroom in which they study. In addition, we interviewed two teachers, to discuss Creative Education based on their performance in the classroom. This research is characterized as bibliographical and documentary, since we analyzed the discourses of students and teachers, that is, materials of diverse nature, which have not yet received analytical treatment, and from these readings we made gestures of interpretation. To support our proposal, the theoretical basis used was Antunes (2010) – author of books on learning, multiple intelligences and organization of the school environment – as well as Vygotsky (2007) – a psychologist recognized for his significant contributions to psychology and pedagogy. In addition, we enriched the work with support from the National Common Curricular Base (BNCC), Cocito (2018-2024), Cunha (2005), Os Padrão Curriculares Nacionais (PCN) and Piletti (2006). Finally, the results indicate that an organized classroom brings more motivation at study time and themed corners related to the region in which they live would be more interesting. We also found that decorating the classroom walls, if done with the students, would be more stimulating, as there would be records of their stories, learning and identities.
Keywords: Educação criativa
Educação contextualizada
Ornamentação de sala de aula
Sala de aula – organização
Inovação
Creative education
Contextualized education
Classroom decoration
Classroom organization
Innovation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA GEÓRGIA DOS SANTOS DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfPaula Geórgia dos Santos de Araújo - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.