Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, P. G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5475870669233034pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Marcelle Ventura.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8475086982693634pt_BR
dc.contributor.referee1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.referee1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoLevando em consideração que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e auxilia no desenvolvimento integral da criança, observamos então que a organização do espaço tem papel importante, pois o modo de organizar a sala de aula pode favorecer ou desmotivar o processo de ensino. Vale ressaltar que a Aprendizagem Criativa se diferencia da tradicional, por não só ensinar o conteúdo, mas estimular a criatividade do aluno, o que é fundamental no mundo atual, em que os avanços tecnológicos estão bastante presentes e em que uma das palavras de ordem é mudança. Nesse contexto, a criatividade passa a ser uma competência valiosa e, nesse sentido, uma pessoa criativa sente-se mais valorizada. Esta tende a ser curiosa e exploradora de ideias. Sendo assim, o presente trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: Como promover uma Educação Criativa a partir da organização da sala de aula? Para analisar essa questão de maneira mais prática, utilizamos como procedimento metodológico um questionário de forma presencial com 15 alunos da rede de ensino privado, da escola de Ensino infantil e fundamental anos iniciais, Centro Educacional João Paulo II, localizada em Sumé (PB), sobre as sugestões de organização da sala de aula na qual estudam. Além disso, entrevistamos dois professores, para discorrer sobre a Educação Criativa baseado na sua atuação em sala de aula. A presente pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, pois analisamos os discursos discentes e docentes, ou seja, materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico, e que a partir dessas leituras fizemos gestos de interpretação. Para fundamentar nossa proposta, a base teórica utilizada foi Antunes (2010) – escritor de livros sobre aprendizagem, inteligências múltiplas e organização do ambiente escolar – bem como de Vygotsky (2007) – psicólogo reconhecido por suas contribuições significativas para a psicologia e a pedagogia, além desses, enriquecemos o trabalho com apoio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Cocito (2018-2024), Cunha (2005), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Piletti (2006). Por fim, os resultados apontam que uma sala de aula organizada traz mais motivação na hora do estudo e cantos temáticos com relação à região na qual vivem seriam mais interessantes. Constatamos também que a decoração das paredes da sala de aula se feita com os alunos, seria mais estimulador, pois ali ficaria os registros de suas histórias, aprendizagens e identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula.pt_BR
dc.date.issued2024-10-31-
dc.description.abstractConsidering that Early Childhood Education is the first stage of Basic Education and helps in the child's overall development, we can see that the organization of the space plays an important role, since the way the classroom is organized can either favor or discourage the teaching process. It is worth noting that Creative Learning differs from traditional learning because it not only teaches the content, but also stimulates the student's creativity, which is essential in today's world, where technological advances are very present and where one of the watchwords is change. In this context, creativity becomes a valuable skill and, in this sense, a creative person feels more valued. They tend to be curious and explore ideas. Therefore, this work starts from the following research question: How can we promote Creative Education based on the organization of the classroom? To analyze this issue in a more practical way, we used as a methodological procedure a face-to-face questionnaire with 15 students from the private education network, from the João Paulo II Educational Center, located in Sumé (PB), about suggestions for organizing the classroom in which they study. In addition, we interviewed two teachers, to discuss Creative Education based on their performance in the classroom. This research is characterized as bibliographical and documentary, since we analyzed the discourses of students and teachers, that is, materials of diverse nature, which have not yet received analytical treatment, and from these readings we made gestures of interpretation. To support our proposal, the theoretical basis used was Antunes (2010) – author of books on learning, multiple intelligences and organization of the school environment – as well as Vygotsky (2007) – a psychologist recognized for his significant contributions to psychology and pedagogy. In addition, we enriched the work with support from the National Common Curricular Base (BNCC), Cocito (2018-2024), Cunha (2005), Os Padrão Curriculares Nacionais (PCN) and Piletti (2006). Finally, the results indicate that an organized classroom brings more motivation at study time and themed corners related to the region in which they live would be more interesting. We also found that decorating the classroom walls, if done with the students, would be more stimulating, as there would be records of their stories, learning and identities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292-
dc.date.accessioned2025-02-13T14:52:13Z-
dc.date.available2025-02-13-
dc.date.available2025-02-13T14:52:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação criativapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectOrnamentação de sala de aulapt_BR
dc.subjectSala de aula – organizaçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCreative educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectClassroom decorationpt_BR
dc.subjectClassroom organizationpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Paula Geórgia dos Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHands on: promoting creative education through the organization and decoration of classrooms.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Paula Geórgia dos Santos de. Mãos à obra: promovendo uma educação criativa através da organização e ornamentação de salas de aula. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40292pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA GEÓRGIA DOS SANTOS DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfPaula Geórgia dos Santos de Araújo - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.