Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40289
Title: As dinâmicas da produção e da comercialização de produtos orgânicos na feira do produtor rural de São José de Piranhas - PB.
Other Titles: The dynamics of production and marketing of organic products at the rural producer fair in São José de Piranhas - PB.
???metadata.dc.creator???: NOGUEIRA, Maria Emília Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOUVEIA, Matheus.
Keywords: Feira;Produção agroecológica;Produtor;Agroecossistema;Comercialização;Fair;Agroecological production;Producer;Agroecosystem;Marketing
Issue Date: 14-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NOGUEIRA, Maria Emília Ferreira. As dinâmicas da produção e da comercialização de produtos orgânicos na feira do produtor rural de São José de Piranhas - PB. 2024. 67f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: As feiras, em especial as feiras agroecológicas, desempenham um papel crucial como espaços de apoio às práticas agrícolas familiares e agroecológicas, preservando saberes e práticas tradicionais, além de contribuírem para a cultura e economia local. Tendo consciência dessa importância, este estudo busca dar visibilidade ao valor deste espaço e à produção orgânica, frequentemente ignorada pela sociedade e ameaçada pela expansão de grandes redes de supermercados e pela perda gradual dessas tradições. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar as dinâmicas da produção e da comercialização de orgânicos dos agricultores que vendem seus produtos na Feira do Produtor Rural de São José de Piranhas - PB. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados primários, com base em pesquisa de campo, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de compreender a realidade vivenciada pelos produtores, abrangendo tanto a produção quanto a comercialização. A abordagem adotada foi qualiquantitativa, possibilitando a análise de aspectos qualitativos da vida e do trabalho dos agricultores, bem como dados quantitativos referentes à produção. Os resultados obtidos na pesquisa, evidenciam que, embora a feira seja um espaço de grande importância e ofereça muitos benefícios à população, como a oferta de produtos orgânicos que geram renda para os agricultores e saúde para os consumidores, tanto ela quanto os produtores, carecem do devido reconhecimento e valorização. Assim, este trabalho apresentou a Feira do Produtor Rural, abordando as questões relacionadas à produção e comercialização dos produtores, por eles apresentadas. Com a discussão teórica mostrou a relevância das práticas agroecológicas e dos seus modos de produção, como também a importância das feiras como apoio a estas práticas. Por fim, com a sugestão da inclusão de conteúdos geográficos sobre esse tema no currículo escolar do município, visa promover a divulgação da feira e das práticas agrícolas orgânicas, buscando contribuir com a manutenção da feira.
Abstract: Markets, particularly agroecological fairs, play a crucial role as spaces that support family and agroecological farming practices, preserve traditional knowledge, and contribute to local culture and economy. Aware of this significance, this study aims to highlight the value of these spaces and organic production, often overlooked by society and threatened by the growth of large supermarket chains and the gradual erosion of these traditions. Thus, this research analyzed the dynamics of organic production and sales among farmers who sell their products at the Rural Producer's Market in São José de Piranhas, PB. To achieve this, primary data were collected through field research, using semi-structured interviews to understand the realities experienced by the producers, covering both production and commercialization. A mixed qualitative-quantitative approach was adopted, allowing for an in-depth analysis of the qualitative aspects of farmers' lives and work, as well as quantitative data on production. The results demonstrate that, although the market is a highly valuable space, offering numerous benefits to the community, such as providing organic products that generate income for farmers and health benefits for consumers, both the market and the producers lack adequate recognition and appreciation. This study presents the Rural Producer's Market, discussing issues related to production and commercialization as raised by the farmers themselves. Through theoretical discussion, it underscores the relevance of agroecological practices and their production methods, as well as the importance of markets as supportive spaces for these practices. Finally, with a suggestion to incorporate geographic content on this topic into the local school curriculum, the study aims to promote the market and organic agricultural practices, seeking to contribute to the market's preservation.
Keywords: Feira
Produção agroecológica
Produtor
Agroecossistema
Comercialização
Fair
Agroecological production
Producer
Agroecosystem
Marketing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40289
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EMÍLIA FERREIRA NOGUEIRA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfMaria Emília Ferreira Nogueira. Monografia Geografia CFP 2024.1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.