Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40280
Title: | Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. |
Other Titles: | Beyond the lawns! Instrumentalizing political football for a critical reading of reality in the teaching of urban landscapes. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Igor Pereira de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
Keywords: | Futebol e geografia;Paisagens urbanas;Geografia - ensino e aprendizagem;Geografia escolar - sequência didática;Futebol político;Football and geography;Urban landscapes;Geography - teaching and learning;School geography - didactic sequence;Political football |
Issue Date: | 13-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Igor Pereira de. Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. 2024. 102f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho se destaca pelo desenvolvimento de uma sequência didática aplicada em duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal “Decisão”, da cidade de Pombal-PB. A pesquisa tinha como intuito explorar a potencialidade do futebol nas aulas de Geografia na educação básica, utilizando do esporte tão presente no cotidiano dos alunos, como um recurso para a reflexão das dinâmicas políticas e socioculturais nas paisagens urbanas. A fim de tornar as aulas mais instigantes e lúdicas, o futebol se definiu como recurso eficaz para abordar a influência do esporte e as desigualdades sociais que ele manifesta nos espaços. Para aprofundar os conceitos e a perspectiva que foi conduzida ao ambiente escolar foi feita uma revisão de literatura visando superar a visão superficial do esporte, e logo após a aplicação da sequência didática e da reformulação da atividade, foram analisados os impactos negativos e positivos da introdução do futebol na Geografia escolar. Os produtos obtidos demonstraram que a abordagem pedagógica adotada contribuiu significativamente para a compreensão crítica dos alunos. As atividades possibilitaram a expressão de valores subjetivos e sentimentos dos estudantes ao longo das aulas, revelando uma nova perspectiva sobre a relação entre o futebol e os espaços urbanos. |
Abstract: | This work stands out for the development of a didactic sequence applied in two classes of the 8th year of Elementary School at the Municipal School “Decisão”, in the city of Pombal- PB. The research aimed to explore the potential of football in Geography classes in basic education, using the sport so present in students' daily lives, as a resource for reflecting on political and sociocultural dynamics in urban landscapes. In order to make classes more intriguing and playful, football was defined as an effective resource to address the influence of sport and the social inequalities it manifests in spaces. To deepen the concepts and perspective that was taken to the school environment, a literature review was carried out to overcome the superficial view of the sport, and immediately after applying the didactic sequence and reformulating the activity, the negative and positive impacts of the introduction were analyzed. of football in school geography. The products obtained demonstrated that the pedagogical approach adopted contributed significantly to the students' critical understanding. The activities allowed students to express their subjective values and feelings throughout the classes, revealing a new perspective on the relationship between football and urban spaces. |
Keywords: | Futebol e geografia Paisagens urbanas Geografia - ensino e aprendizagem Geografia escolar - sequência didática Futebol político Football and geography Urban landscapes Geography - teaching and learning School geography - didactic sequence Political football |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40280 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IGOR PEREIRA DE SOUZA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdf | Igor Pereira de Souza. Monografia Geografia. CFP 2024. | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.