Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.referee1SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.-
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.description.resumoEste trabalho se destaca pelo desenvolvimento de uma sequência didática aplicada em duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal “Decisão”, da cidade de Pombal-PB. A pesquisa tinha como intuito explorar a potencialidade do futebol nas aulas de Geografia na educação básica, utilizando do esporte tão presente no cotidiano dos alunos, como um recurso para a reflexão das dinâmicas políticas e socioculturais nas paisagens urbanas. A fim de tornar as aulas mais instigantes e lúdicas, o futebol se definiu como recurso eficaz para abordar a influência do esporte e as desigualdades sociais que ele manifesta nos espaços. Para aprofundar os conceitos e a perspectiva que foi conduzida ao ambiente escolar foi feita uma revisão de literatura visando superar a visão superficial do esporte, e logo após a aplicação da sequência didática e da reformulação da atividade, foram analisados os impactos negativos e positivos da introdução do futebol na Geografia escolar. Os produtos obtidos demonstraram que a abordagem pedagógica adotada contribuiu significativamente para a compreensão crítica dos alunos. As atividades possibilitaram a expressão de valores subjetivos e sentimentos dos estudantes ao longo das aulas, revelando uma nova perspectiva sobre a relação entre o futebol e os espaços urbanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titlePara além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas.pt_BR
dc.date.issued2024-11-13-
dc.description.abstractThis work stands out for the development of a didactic sequence applied in two classes of the 8th year of Elementary School at the Municipal School “Decisão”, in the city of Pombal- PB. The research aimed to explore the potential of football in Geography classes in basic education, using the sport so present in students' daily lives, as a resource for reflecting on political and sociocultural dynamics in urban landscapes. In order to make classes more intriguing and playful, football was defined as an effective resource to address the influence of sport and the social inequalities it manifests in spaces. To deepen the concepts and perspective that was taken to the school environment, a literature review was carried out to overcome the superficial view of the sport, and immediately after applying the didactic sequence and reformulating the activity, the negative and positive impacts of the introduction were analyzed. of football in school geography. The products obtained demonstrated that the pedagogical approach adopted contributed significantly to the students' critical understanding. The activities allowed students to express their subjective values and feelings throughout the classes, revealing a new perspective on the relationship between football and urban spaces.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40280-
dc.date.accessioned2025-02-12T12:50:07Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T12:50:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFutebol e geografiapt_BR
dc.subjectPaisagens urbanaspt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografia escolar - sequência didáticapt_BR
dc.subjectFutebol políticopt_BR
dc.subjectFootball and geographypt_BR
dc.subjectUrban landscapespt_BR
dc.subjectGeography - teaching and learningpt_BR
dc.subjectSchool geography - didactic sequencept_BR
dc.subjectPolitical footballpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Igor Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeyond the lawns! Instrumentalizing political football for a critical reading of reality in the teaching of urban landscapes.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Igor Pereira de. Para além dos gramados! Instrumentalizando o futebol político para a leitura crítica da realidade no ensino das paisagens urbanas. 2024. 102f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR PEREIRA DE SOUZA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfIgor Pereira de Souza. Monografia Geografia. CFP 2024.1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.