Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40269
Title: Abordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia.
Other Titles: Approach to the physical-natural components of relief and climate in the geography textbook.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Fernando Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.
Keywords: Ensino de geografia;Relevo;Clima;Componentes Físico- Naturais;Coleção Araribá Conecta Geografia - Avaliação;Geografia- livro didático;Teaching geography;Relief;Climate;Physical-Natural Components;Araribá Conecta Geography Collection - Evaluation;Geography- textbook
Issue Date: 13-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Fernando Pereira da. Abordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar as propostas no livro didático da coleção Araribá conecta: Geografia, do 6º ano do Ensino Fundamental, pelo manual do professor, de autoria de Cesar Brumini Dellore, 1ª edição, Ed. Moderna 2022, atentando para a proposta de sua composição sobre como está abordada a representação conceitual e visual dos componentes físicos-naturais relevo e clima na respectiva obra, considerando as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise revelou que, embora haja avanços significativos na contextualização e na integração dos conteúdos, ainda persistem desafios, como a fragmentação dos temas, a superficialidade na exploração dos processos geológicos e climáticos, e a falta de regionalização nos exemplos apresentados. O estudo também destacou a importância de uma abordagem eficaz e significativa desses componentes no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que, para uma educação geográfica mais completa e integrada, é fundamental superar as limitações identificadas e promover uma compreensão crítica e contextualizada do espaço geográfico.
Abstract: This work aims to analyze the proposals in the teacher's manual, in the textbook of the Araribá Conecta collection: Geography, for the 6th year of Elementary School, authored by Cesar Brumini Dellore, 1st edition, Ed. Moderna 2022, paying attention to the proposal of its composition on how the conceptual and visual representation of the physical-natural components Relief and climate are addressed in the respective work, considering the guidelines established by the National Common Curricular Base (BNCC). The analysis revealed that, although there are significant advances in the contextualization and integration of content, challenges still persist, such as the fragmentation of themes, the superficiality in the exploration of geological and climatic processes, and the lack of regionalization in the examples presented. The study also highlighted the importance of an effective and meaningful approach to these components in the teaching-learning process. It is concluded that, for a more complete and integrated geographic education, it is essential to overcome the identified limitations and promote a critical and contextualized understanding of geographic space.
Keywords: Ensino de geografia
Relevo
Clima
Componentes Físico- Naturais
Coleção Araribá Conecta Geografia - Avaliação
Geografia- livro didático
Teaching geography
Relief
Climate
Physical-Natural Components
Araribá Conecta Geography Collection - Evaluation
Geography- textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40269
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfFernando Pereira da Silva. Monografia Geografia. CFP 2024.3.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.