Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as propostas no livro didático da coleção Araribá conecta: Geografia, do 6º ano do Ensino Fundamental, pelo manual do professor, de autoria de Cesar Brumini Dellore, 1ª edição, Ed. Moderna 2022, atentando para a proposta de sua composição sobre como está abordada a representação conceitual e visual dos componentes físicos-naturais relevo e clima na respectiva obra, considerando as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise revelou que, embora haja avanços significativos na contextualização e na integração dos conteúdos, ainda persistem desafios, como a fragmentação dos temas, a superficialidade na exploração dos processos geológicos e climáticos, e a falta de regionalização nos exemplos apresentados. O estudo também destacou a importância de uma abordagem eficaz e significativa desses componentes no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que, para uma educação geográfica mais completa e integrada, é fundamental superar as limitações identificadas e promover uma compreensão crítica e contextualizada do espaço geográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleAbordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia.pt_BR
dc.date.issued2024-01-13-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the proposals in the teacher's manual, in the textbook of the Araribá Conecta collection: Geography, for the 6th year of Elementary School, authored by Cesar Brumini Dellore, 1st edition, Ed. Moderna 2022, paying attention to the proposal of its composition on how the conceptual and visual representation of the physical-natural components Relief and climate are addressed in the respective work, considering the guidelines established by the National Common Curricular Base (BNCC). The analysis revealed that, although there are significant advances in the contextualization and integration of content, challenges still persist, such as the fragmentation of themes, the superficiality in the exploration of geological and climatic processes, and the lack of regionalization in the examples presented. The study also highlighted the importance of an effective and meaningful approach to these components in the teaching-learning process. It is concluded that, for a more complete and integrated geographic education, it is essential to overcome the identified limitations and promote a critical and contextualized understanding of geographic space.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40269-
dc.date.accessioned2025-02-11T13:45:43Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-11T13:45:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRelevopt_BR
dc.subjectClimapt_BR
dc.subjectComponentes Físico- Naturaispt_BR
dc.subjectColeção Araribá Conecta Geografia - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectGeografia- livro didáticopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectReliefpt_BR
dc.subjectClimatept_BR
dc.subjectPhysical-Natural Componentspt_BR
dc.subjectAraribá Conecta Geography Collection - Evaluationpt_BR
dc.subjectGeography- textbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fernando Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproach to the physical-natural components of relief and climate in the geography textbook.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Pereira da. Abordagem dos componentes físico-naturais relevo e clima no livro didático de geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfFernando Pereira da Silva. Monografia Geografia. CFP 2024.3.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.