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Title: Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB.
Other Titles: Contextualized Education and social technologies in semi-arid: challenges and possibilities from the Irrigated Perimeter of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Jéssica da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOMES, Almir Anacleto de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos
Keywords: Educação Contextualizada;Tecnologias sociais;Convivência com o semiárido;Perímetro Irrigado de Sumé-PB;Práticas pedagógicas;Semiárido paraibano;Contextualized Education;Technologies social;Coexistence with the semi-arid region;Perimeter Irrigated from Sumé-PB;Pedagogical practices;Paraíba semi-arid region
Issue Date: 2-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Jéssica da Silva. Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca analisar como a integração entre práticas pedagógicas e tecnologias sociais pode promover o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido. A implementação de estratégias adaptativas, com enfoque na convivência com o semiárido, torna-se necessário para promover o desenvolvimento regional sustentável, assegurando a segurança hídrica e alimentar das populações locais. A pesquisa aborda o declínio do Perímetro Irrigado de Sumé (PIS), que expôs fragilidades no modelo tradicional de irrigação e na sustentabilidade das práticas agrícolas locais. Para enfrentar esses desafios, o trabalho destaca a importância da educação contextualizada como ferramenta de empoderamento das comunidades semiáridas, capacitando-as para utilizar tecnologias sociais como cisternas, sistemas de irrigação por gotejamento, e práticas agroecológicas. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, investigando experiências anteriores e analisando propostas de integração entre educação e tecnologias sociais. A partir disso, propõe estratégias pedagógicas que fortaleçam a relação entre escola, comunidade e políticas públicas, promovendo a autonomia local e a sustentabilidade. Entre os resultados, evidencia-se que a adoção de práticas pedagógicas contextualizadas pode fortalecer a agricultura familiar e adaptar os agricultores às mudanças ambientais e estruturais. Além disso, o trabalho sugere a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso às tecnologias sociais e promovam o diálogo entre saberes locais e científicos. Por fim, o estudo aponta a relevância de futuras pesquisas sobre modelos educativos que aliem inovação tecnológica e sustentabilidade, especialmente no semiárido.
Abstract: This study aims to analyze how the integration of pedagogical practices and social technologies can promote sustainable development and coexistence with the semi- arid region. The implementation of adaptive strategies, with a focus on coexistence with the semi-arid region, is necessary to promote sustainable regional development, ensuring water and food security for local populations. The research addresses the decline of the Sumé Irrigated Perimeter (PIS), which exposed weaknesses in the traditional irrigation model and in the sustainability of local agricultural practices. To address these challenges, the study highlights the importance of contextualized education as a tool for empowering semi-arid communities, enabling them to use social technologies such as cisterns, drip irrigation systems, and agroecological practices. The study uses a qualitative approach, of a bibliographic and documentary nature, investigating previous experiences and analyzing proposals for the integration of education and social technologies. Based on this, it proposes pedagogical strategies that strengthen the relationship between school, community, and public policies, promoting local autonomy and sustainability. The results show that the adoption of contextualized pedagogical practices can strengthen family farming and adapt farmers to environmental and structural changes. In addition, the study suggests the need for public policies that expand access to social technologies and promote dialogue between local and scientific knowledge. Finally, the study highlights the relevance of future research on educational models that combine technological innovation and sustainability, especially in the semi-arid region.
Keywords: Educação Contextualizada
Tecnologias sociais
Convivência com o semiárido
Perímetro Irrigado de Sumé-PB
Práticas pedagógicas
Semiárido paraibano
Contextualized Education
Technologies social
Coexistence with the semi-arid region
Perimeter Irrigated from Sumé-PB
Pedagogical practices
Paraíba semi-arid region
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216
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