Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5966843839121209pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Almir Anacleto de Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar como a integração entre práticas pedagógicas e tecnologias sociais pode promover o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido. A implementação de estratégias adaptativas, com enfoque na convivência com o semiárido, torna-se necessário para promover o desenvolvimento regional sustentável, assegurando a segurança hídrica e alimentar das populações locais. A pesquisa aborda o declínio do Perímetro Irrigado de Sumé (PIS), que expôs fragilidades no modelo tradicional de irrigação e na sustentabilidade das práticas agrícolas locais. Para enfrentar esses desafios, o trabalho destaca a importância da educação contextualizada como ferramenta de empoderamento das comunidades semiáridas, capacitando-as para utilizar tecnologias sociais como cisternas, sistemas de irrigação por gotejamento, e práticas agroecológicas. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, investigando experiências anteriores e analisando propostas de integração entre educação e tecnologias sociais. A partir disso, propõe estratégias pedagógicas que fortaleçam a relação entre escola, comunidade e políticas públicas, promovendo a autonomia local e a sustentabilidade. Entre os resultados, evidencia-se que a adoção de práticas pedagógicas contextualizadas pode fortalecer a agricultura familiar e adaptar os agricultores às mudanças ambientais e estruturais. Além disso, o trabalho sugere a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso às tecnologias sociais e promovam o diálogo entre saberes locais e científicos. Por fim, o estudo aponta a relevância de futuras pesquisas sobre modelos educativos que aliem inovação tecnológica e sustentabilidade, especialmente no semiárido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-12-02-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the integration of pedagogical practices and social technologies can promote sustainable development and coexistence with the semi- arid region. The implementation of adaptive strategies, with a focus on coexistence with the semi-arid region, is necessary to promote sustainable regional development, ensuring water and food security for local populations. The research addresses the decline of the Sumé Irrigated Perimeter (PIS), which exposed weaknesses in the traditional irrigation model and in the sustainability of local agricultural practices. To address these challenges, the study highlights the importance of contextualized education as a tool for empowering semi-arid communities, enabling them to use social technologies such as cisterns, drip irrigation systems, and agroecological practices. The study uses a qualitative approach, of a bibliographic and documentary nature, investigating previous experiences and analyzing proposals for the integration of education and social technologies. Based on this, it proposes pedagogical strategies that strengthen the relationship between school, community, and public policies, promoting local autonomy and sustainability. The results show that the adoption of contextualized pedagogical practices can strengthen family farming and adapt farmers to environmental and structural changes. In addition, the study suggests the need for public policies that expand access to social technologies and promote dialogue between local and scientific knowledge. Finally, the study highlights the relevance of future research on educational models that combine technological innovation and sustainability, especially in the semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216-
dc.date.accessioned2025-02-06T18:34:44Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T18:34:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectTecnologias sociaispt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectPerímetro Irrigado de Sumé-PBpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSemiárido paraibanopt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectTechnologies socialpt_BR
dc.subjectCoexistence with the semi-arid regionpt_BR
dc.subjectPerimeter Irrigated from Sumé-PBpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectParaíba semi-arid regionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Jéssica da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContextualized Education and social technologies in semi-arid: challenges and possibilities from the Irrigated Perimeter of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Jéssica da Silva. Educação Contextualizada e tecnologias sociais no semiárido: desafios e possibilidades a partir do Perímetro Irrigado de Sumé-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40216pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA DA SILVA VIEIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfJÉSSICA DA SILVA VIEIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.