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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141
Title: | A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental. |
Other Titles: | The agrarian issue in the Municipality of Sumé – PB: the “Territorial Puzzle” as a possible didactic resource for teaching practice in EJA in elementary education. |
???metadata.dc.creator???: | QUEIROZ, Carla Aliny Pereira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. |
Keywords: | Questão agrária. 2. Sumé – PB – questão agrária;Quebra cabeça – recurso didático;Educação de Jovens e Adultos - EJA;Prática docente;Recurso didático;Educação Contextualizada;Materialismo histórico e dialético;Sumé – PB – configuração territorial;Agrarian question;Sumé – PB – agrarian question;Puzzle – teaching resource;Youth and Adult Education - EJA;Teaching practice;Teaching resource;Contextualized Education;Historical and dialectical materialism;Sumé – PB – territorial configuration |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUEIROZ, Carla Aliny Pereira. A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental. 2024. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as potencialidades do uso do “quebra-cabeça do território” de Sumé como recurso didático na prática docente da EJA do Ensino Fundamental (8° e 9° anos) para o debate sobre a questão agrária no citado município, tema relacionado à realidade dos educandos. Especificamente, este estudo buscou: estudar a questão agrária no município de Sumé; elaborar e experimentar o “quebra-cabeça do território” como recurso didático na prática docente na EJA do Ensino Fundamental; e compreender quais foram os significados políticos e pedagógicos da utilização desse “quebra-cabeça do território” na citada turma da EJA do Ensino Fundamental. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos o materialismo histórico-dialético de Marx e Engels que explica a história das sociedades humanas através de fatos históricos, essencialmente, os fatos econômicos, uma vez que “a estrutura econômica da sociedade é a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e a qual correspondem determinados formas de consciência social” (MARX, 1983, p. 24). Para investigarmos o nosso objeto, fizemos uso de uma pesquisa bibliográfica na produção historiográfica, de fontes oficiais dispostas nos arquivos do poder público (sesmarias, inventários, Censos Agropecuários, mapas e dados da distribuição da terra nos municípios de Sumé-PB dispostos no Sistema Nacional de Cadastro Rural). Os estudos realizados permitiram compreendermos a importância dos recursos didáticos no contexto de ensino e aprendizagem dos alunos, pois eles aproximam os educandos da temática despertando seu interesse pela disciplina e pelo aprendizado, por meio da mediação desses recursos. |
Abstract: | The general objective of this research was to understand the potential of using Sumé's “territorial puzzle” as a teaching resource in the teaching practice of EJA in Elementary School (8th and 9th grades) for the debate on the agrarian issue in the aforementioned municipality, a topic related to the reality of students. Specifically, this study sought to: study the agrarian issue in the municipality of Sumé; develop and experiment with the “territorial puzzle” as a teaching resource in the teaching practice of EJA in Elementary School; and understand what were the political and pedagogical meanings of using this “territorial puzzle” in the aforementioned EJA class in Elementary School. As a theoretical-methodological framework, we used Marx and Engels' historical-dialectical materialism, which explains the history of human societies through historical facts, essentially economic facts, since "the economic structure of society is the concrete basis on which a legal and political superstructure is built and to which certain forms of social consciousness correspond" (MARX, 1983, p. 24). To investigate our object, we used bibliographic research in the historiographical production, from official sources available in the archives of the public power (sesmarias, inventories, Agricultural Censuses, maps and data on the distribution of land in the municipalities of Sumé-PB available in the National Rural Registry System). The studies carried out allowed us to understand the importance of didactic resources in the context of teaching and learning of students, since they bring students closer to the theme, awakening their interest in the subject and in learning, through the mediation of these resources. |
Keywords: | Questão agrária. 2. Sumé – PB – questão agrária Quebra cabeça – recurso didático Educação de Jovens e Adultos - EJA Prática docente Recurso didático Educação Contextualizada Materialismo histórico e dialético Sumé – PB – configuração territorial Agrarian question Sumé – PB – agrarian question Puzzle – teaching resource Youth and Adult Education - EJA Teaching practice Teaching resource Contextualized Education Historical and dialectical materialism Sumé – PB – territorial configuration |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
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CARLA ALINY PEREIRA QUEIROZ - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Carla Aliny Pereira Queiroz. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 6.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
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