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dc.creator.IDQUEIROZ, C. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656679711398176pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, T. C. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816430687565695pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as potencialidades do uso do “quebra-cabeça do território” de Sumé como recurso didático na prática docente da EJA do Ensino Fundamental (8° e 9° anos) para o debate sobre a questão agrária no citado município, tema relacionado à realidade dos educandos. Especificamente, este estudo buscou: estudar a questão agrária no município de Sumé; elaborar e experimentar o “quebra-cabeça do território” como recurso didático na prática docente na EJA do Ensino Fundamental; e compreender quais foram os significados políticos e pedagógicos da utilização desse “quebra-cabeça do território” na citada turma da EJA do Ensino Fundamental. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos o materialismo histórico-dialético de Marx e Engels que explica a história das sociedades humanas através de fatos históricos, essencialmente, os fatos econômicos, uma vez que “a estrutura econômica da sociedade é a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e a qual correspondem determinados formas de consciência social” (MARX, 1983, p. 24). Para investigarmos o nosso objeto, fizemos uso de uma pesquisa bibliográfica na produção historiográfica, de fontes oficiais dispostas nos arquivos do poder público (sesmarias, inventários, Censos Agropecuários, mapas e dados da distribuição da terra nos municípios de Sumé-PB dispostos no Sistema Nacional de Cadastro Rural). Os estudos realizados permitiram compreendermos a importância dos recursos didáticos no contexto de ensino e aprendizagem dos alunos, pois eles aproximam os educandos da temática despertando seu interesse pela disciplina e pelo aprendizado, por meio da mediação desses recursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2024-12-06-
dc.description.abstractThe general objective of this research was to understand the potential of using Sumé's “territorial puzzle” as a teaching resource in the teaching practice of EJA in Elementary School (8th and 9th grades) for the debate on the agrarian issue in the aforementioned municipality, a topic related to the reality of students. Specifically, this study sought to: study the agrarian issue in the municipality of Sumé; develop and experiment with the “territorial puzzle” as a teaching resource in the teaching practice of EJA in Elementary School; and understand what were the political and pedagogical meanings of using this “territorial puzzle” in the aforementioned EJA class in Elementary School. As a theoretical-methodological framework, we used Marx and Engels' historical-dialectical materialism, which explains the history of human societies through historical facts, essentially economic facts, since "the economic structure of society is the concrete basis on which a legal and political superstructure is built and to which certain forms of social consciousness correspond" (MARX, 1983, p. 24). To investigate our object, we used bibliographic research in the historiographical production, from official sources available in the archives of the public power (sesmarias, inventories, Agricultural Censuses, maps and data on the distribution of land in the municipalities of Sumé-PB available in the National Rural Registry System). The studies carried out allowed us to understand the importance of didactic resources in the context of teaching and learning of students, since they bring students closer to the theme, awakening their interest in the subject and in learning, through the mediation of these resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141-
dc.date.accessioned2025-01-30T19:26:23Z-
dc.date.available2025-01-30-
dc.date.available2025-01-30T19:26:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQuestão agrária. 2. Sumé – PB – questão agráriapt_BR
dc.subjectQuebra cabeça – recurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico e dialéticopt_BR
dc.subjectSumé – PB – configuração territorialpt_BR
dc.subjectAgrarian questionpt_BR
dc.subjectSumé – PB – agrarian questionpt_BR
dc.subjectPuzzle – teaching resourcept_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTeaching resourcept_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectHistorical and dialectical materialismpt_BR
dc.subjectSumé – PB – territorial configurationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Carla Aliny Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe agrarian issue in the Municipality of Sumé – PB: the “Territorial Puzzle” as a possible didactic resource for teaching practice in EJA in elementary education.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Carla Aliny Pereira. A questão agrária no Município de Sumé – PB: o “Quebra Cabeça do Território” como possibilidade de recurso didático para a prática docente na EJA do ensino fundamental. 2024. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40141pt_BR
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