Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125
Title: | Riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. |
Other Titles: | wealth of my backlands in contextualized practices: experience with Education for Coexistence with the Semiarid Region in a rural school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Patrícia Aparecida da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Aldinete Silvino de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, Dr. Leandro de Sousa |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | GOMES, Almir Anacleto de Araújo |
Keywords: | Educação contextualizada;Convivência com o semiárido;Escola do campo;Educação do campo;Práticas educacionais contextualizadas - semiárido;Caatinga – Educação contextualizada;Contextualized education;Coexistence with the semi-arid region;Countryside school;Countryside education;Contextualized educational practices - semi-arid region;Caatinga – Contextualized education |
Issue Date: | 27-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Patrícia Aparecida da. A riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa trata sobre a importância da contextualização para a convivência com o Semiárido em uma escola do campo. Para compreender a temática buscamos respostas às seguintes questões centrais: como ocorre a contextualização de práticas para a convivência com o Semiárido? Qual a importância de práticas contextualizadas, na percepção de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental, participantes de trabalhos com o projeto sobre a caatinga? A investigação teve por objetivo geral compreender como ocorre a contextualização dos conteúdos na perspectiva da convivência do Semiárido e qual sua importância, com vistas a promover o envolvimento dos estudantes com a temática, seguido dos objetivos específicos: (I) identificar experiências com práticas contextualizadas; (II) analisar a importância, na percepção dos estudantes, de práticas contextualizadas a partir projeto caatinga. O estudo foi realizado com a participação de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental e da professora da turma que atua em uma escola do campo do município de Monteiro-PB, território do Semiárido, Cariri paraibano. Os dados foram produzidos a partir do registro sobre a experiência ao longo do projeto temático. Os resultados apontam que os estudantes têm interesse em conhecer as políticas de incentivo a convivência com o Semiárido, bem como reconhecem e valorizam as belezas exuberantes do território. O estudo abre possibilidades para práticas contextualizadas sobre o bioma caatinga e destaca a importância de intensificar o debate sobre a convivência com o Semiárido nas escolas do campo. |
Abstract: | The research deals with the importance of contextualization for living with the Semiarid region in a rural school. To understand the theme, we seek answers to the following central questions: how does the contextualization of practices for coexistence with the Semiarid occur? How important are contextualized practices, in the perception of students in the 5th year of Elementary School, participating in work with the caatinga project? The general objective of the investigation was to understand how the contextualization of content occurs from the perspective of coexistence in the Semiarid region and its importance, with a view to promoting student involvement with the topic, followed by the specific objectives: (I) identify experiences with contextualized practices; (II) analyze the importance, in the students' perception, of practices contextualized from the caatinga project. The study was carried out with the participation of students in the 5th year of Elementary School and the class teacher who works at a rural school in the municipality of Monteiro-PB, Semiarid territory, Cariri, Paraíba. The data was produced from recording the experience throughout the thematic project. The results indicate that students are interested in learning about policies to encourage coexistence with the Semiarid region, as well as recognizing and valuing the exuberant beauty of the territory. The study opens up possibilities for contextualized practices on the caatinga biome and highlights the importance of intensifying the debate on coexistence with the Semi-Arid region in rural schools. |
Keywords: | Educação contextualizada Convivência com o semiárido Escola do campo Educação do campo Práticas educacionais contextualizadas - semiárido Caatinga – Educação contextualizada Contextualized education Coexistence with the semi-arid region Countryside school Countryside education Contextualized educational practices - semi-arid region Caatinga – Contextualized education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA APARECIDA DA SILVA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Patrícia Aparecida da Silva - TCC Especialização Educação Contextualizada CDSA 2024. | 626.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.