Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Aldinete Silvino de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Dr. Leandro de Sousa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee3GOMES, Almir Anacleto de Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2471-9939pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre a importância da contextualização para a convivência com o Semiárido em uma escola do campo. Para compreender a temática buscamos respostas às seguintes questões centrais: como ocorre a contextualização de práticas para a convivência com o Semiárido? Qual a importância de práticas contextualizadas, na percepção de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental, participantes de trabalhos com o projeto sobre a caatinga? A investigação teve por objetivo geral compreender como ocorre a contextualização dos conteúdos na perspectiva da convivência do Semiárido e qual sua importância, com vistas a promover o envolvimento dos estudantes com a temática, seguido dos objetivos específicos: (I) identificar experiências com práticas contextualizadas; (II) analisar a importância, na percepção dos estudantes, de práticas contextualizadas a partir projeto caatinga. O estudo foi realizado com a participação de estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental e da professora da turma que atua em uma escola do campo do município de Monteiro-PB, território do Semiárido, Cariri paraibano. Os dados foram produzidos a partir do registro sobre a experiência ao longo do projeto temático. Os resultados apontam que os estudantes têm interesse em conhecer as políticas de incentivo a convivência com o Semiárido, bem como reconhecem e valorizam as belezas exuberantes do território. O estudo abre possibilidades para práticas contextualizadas sobre o bioma caatinga e destaca a importância de intensificar o debate sobre a convivência com o Semiárido nas escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRiqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2024-11-27-
dc.description.abstractThe research deals with the importance of contextualization for living with the Semiarid region in a rural school. To understand the theme, we seek answers to the following central questions: how does the contextualization of practices for coexistence with the Semiarid occur? How important are contextualized practices, in the perception of students in the 5th year of Elementary School, participating in work with the caatinga project? The general objective of the investigation was to understand how the contextualization of content occurs from the perspective of coexistence in the Semiarid region and its importance, with a view to promoting student involvement with the topic, followed by the specific objectives: (I) identify experiences with contextualized practices; (II) analyze the importance, in the students' perception, of practices contextualized from the caatinga project. The study was carried out with the participation of students in the 5th year of Elementary School and the class teacher who works at a rural school in the municipality of Monteiro-PB, Semiarid territory, Cariri, Paraíba. The data was produced from recording the experience throughout the thematic project. The results indicate that students are interested in learning about policies to encourage coexistence with the Semiarid region, as well as recognizing and valuing the exuberant beauty of the territory. The study opens up possibilities for contextualized practices on the caatinga biome and highlights the importance of intensifying the debate on coexistence with the Semi-Arid region in rural schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125-
dc.date.accessioned2025-01-28T19:04:21Z-
dc.date.available2025-01-28-
dc.date.available2025-01-28T19:04:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPráticas educacionais contextualizadas - semiáridopt_BR
dc.subjectCaatinga – Educação contextualizadapt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectCoexistence with the semi-arid regionpt_BR
dc.subjectCountryside schoolpt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectContextualized educational practices - semi-arid regionpt_BR
dc.subjectCaatinga – Contextualized educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Patrícia Aparecida da-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativewealth of my backlands in contextualized practices: experience with Education for Coexistence with the Semiarid Region in a rural school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia Aparecida da. A riqueza do meu sertão em práticas contextualizadas: experiência com Educação para Convivência com o Semiárido em uma escola do campo. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40125pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA APARECIDA DA SILVA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfPatrícia Aparecida da Silva - TCC Especialização Educação Contextualizada CDSA 2024.626.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.