Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097
Title: Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB.
Other Titles: Assessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): the didactic resource as a facilitator of learning in the EDUCARE Program in the Municipality of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Ismara Milena Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rafael Barros de.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Educação inclusiva;Transtorno do Espetro Autista - TEA;Recurso didático;Programa EDUCARE – Sumé-PB;Educação especial;Educação Contextualizada;Assessment of learning;Inclusive education;Autism Spectrum Disorder - ASD;Teaching resources;EDUCARE Program - Sumé-PB;Special education;Contextualized education
Issue Date: 20-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Ismara Milena Araújo de. Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo é resultado de uma prática pedagógica realizada como de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização em Educação contextualizada para a convivência com o semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé – PB. A pesquisa teve como foco principal a investigação da avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do uso do quebra-cabeça como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa de campo que consistiu em acompanhar o desempenho dos estudantes diante da utilização do quebra-cabeça como facilitador da aprendizagem. Tendo como referencias e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010), Hoffmann. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo teve como objetivo geral compreender como se materializa a avaliação da aprendizagem diante do recurso didático quebra-cabeça para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa EDUCARE, no Município de Sumé- PB. A pesquisa buscou contribuir para uma melhor compreensão das necessidades dos estudantes com TEA e para a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, com o uso do quebra- cabeça adaptado como ferramenta de apoio à aprendizagem.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente estudio es el resultado de una práctica pedagógica realizada como Trabajo de Terminación de Curso (TCC) de Especialización en Educación contextualizada para la convivencia con la región semiárida de la Universidad Federal de Campina Grande, en el Centro para el Desarrollo Sostenible del Semiárido. , Campus Sumé – PB. El foco principal de la investigación fue investigar la evaluación del aprendizaje de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) utilizando el rompecabezas como recurso didáctico. Se trata de una investigación de campo que consistió en monitorear el desempeño de los estudiantes al utilizar rompecabezas como facilitador del aprendizaje. Teniendo como referentes y lecturas fundacionales, Caldeira (2000), Carvalho (2010), Hoffmann. Para ello se realizó una investigación con un enfoque cualitativo. El objetivo general del estudio fue comprender cómo se materializa la evaluación del aprendizaje mediante el recurso didáctico rompecabezas para estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) matriculados en el Programa EDUCARE, en el Municipio de Sumé-PB. La investigación buscó contribuir a una mejor comprensión de las necesidades de los estudiantes con TEA y a la implementación de prácticas pedagógicas más efectivas e inclusivas, utilizando el rompecabezas adaptado como herramienta de apoyo al aprendizaje.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Educação inclusiva
Transtorno do Espetro Autista - TEA
Recurso didático
Programa EDUCARE – Sumé-PB
Educação especial
Educação Contextualizada
Assessment of learning
Inclusive education
Autism Spectrum Disorder - ASD
Teaching resources
EDUCARE Program - Sumé-PB
Special education
Contextualized education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISMARA MILENA ARAÚJO DE SOUSA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfIsmara Milena Araújo de Sousa - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.