Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, I. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5323507253809488pt_BR
dc.contributor.advisor1ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é resultado de uma prática pedagógica realizada como de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização em Educação contextualizada para a convivência com o semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus de Sumé – PB. A pesquisa teve como foco principal a investigação da avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do uso do quebra-cabeça como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa de campo que consistiu em acompanhar o desempenho dos estudantes diante da utilização do quebra-cabeça como facilitador da aprendizagem. Tendo como referencias e leituras fundantes, Caldeira (2000), Carvalho (2010), Hoffmann. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa. O estudo teve como objetivo geral compreender como se materializa a avaliação da aprendizagem diante do recurso didático quebra-cabeça para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Programa EDUCARE, no Município de Sumé- PB. A pesquisa buscou contribuir para uma melhor compreensão das necessidades dos estudantes com TEA e para a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, com o uso do quebra- cabeça adaptado como ferramenta de apoio à aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-01-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097-
dc.date.accessioned2025-01-23T18:48:56Z-
dc.date.available2025-01-23-
dc.date.available2025-01-23T18:48:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espetro Autista - TEApt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectPrograma EDUCARE – Sumé-PBpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectAssessment of learningpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectEDUCARE Program - Sumé-PBpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Ismara Milena Araújo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD): the didactic resource as a facilitator of learning in the EDUCARE Program in the Municipality of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Ismara Milena Araújo de. Avaliação da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o recurso didático como facilitador da aprendizagem no Programa EDUCARE no Município de Sumé-PB. 2024. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40097pt_BR
dc.description.resumenEl presente estudio es el resultado de una práctica pedagógica realizada como Trabajo de Terminación de Curso (TCC) de Especialización en Educación contextualizada para la convivencia con la región semiárida de la Universidad Federal de Campina Grande, en el Centro para el Desarrollo Sostenible del Semiárido. , Campus Sumé – PB. El foco principal de la investigación fue investigar la evaluación del aprendizaje de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) utilizando el rompecabezas como recurso didáctico. Se trata de una investigación de campo que consistió en monitorear el desempeño de los estudiantes al utilizar rompecabezas como facilitador del aprendizaje. Teniendo como referentes y lecturas fundacionales, Caldeira (2000), Carvalho (2010), Hoffmann. Para ello se realizó una investigación con un enfoque cualitativo. El objetivo general del estudio fue comprender cómo se materializa la evaluación del aprendizaje mediante el recurso didáctico rompecabezas para estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) matriculados en el Programa EDUCARE, en el Municipio de Sumé-PB. La investigación buscó contribuir a una mejor comprensión de las necesidades de los estudiantes con TEA y a la implementación de prácticas pedagógicas más efectivas e inclusivas, utilizando el rompecabezas adaptado como herramienta de apoyo al aprendizaje.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISMARA MILENA ARAÚJO DE SOUSA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfIsmara Milena Araújo de Sousa - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.