Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083
Title: O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos.
Other Titles: Teaching geographic space in a contextualized manner with the municipality of Prata-PB in the initial years through the production of drawings.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Pauleni Henrique de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rafael Barros de.
Keywords: Ensino de Geografia contextualizado;Desenhos - produção;Espaço geográfico;Desenhos e espaço geográfico;Prata-PB – ensino de Geografia;Educação contextualizada;Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes de Meneses – Prata-PB;Intervenção pedagógica;Contextualized Geography teaching;Drawings - production;Geographical space;Drawings and geographical space;Prata-PB – Geography teaching;Contextualized education;Maria de Lourdes Nunes de Meneses Municipal School – Prata-PB;Pedagogical intervention
Issue Date: 16-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Pauleni Henrique de Souza. O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083
???metadata.dc.description.resumo???: Nos anos iniciais, a educação geográfica desempenha um papel fundamental na formação dos alunos. No decorrer dessa fase, é possível fomentar o interesse e a atenção dos alunos, desenvolvendo a percepção e compreensão sobre a importância de conhecer o seu espaço. É pertinente destacar, que o estudo do espaço geográfico tem se apresentado cada vez mais importante no processo de formação dos alunos, pois possibilita o desenvolvimento de competências fundamentais para a compreensão e exercício cidadã. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo relatar a experiência da realização de uma intervenção pedagógica com o tema a construção do espaço geográfico, tendo como metodologia a produção de desenhos com os alunos do 5 ° ano das series iniciais da Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses no município de Prata-PB. Nos caminhos metodológicos foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-participante, com uma intervenção pedagógica sobre a temática espaço geográfico e a produção de desenhos realizados pelos alunos. Verificamos que a produção de desenhos proporcionou uma boa interação entre os colaboradores da pesquisa, por ter sido produzido individualmente e cada aluno desenvolveu de acordo com seu cotidiano. Como também, a ação contextualizada, associada a uma metodologia ativa, atribuiu aos alunos uma experiência enriquecedora, que auxiliou para a construção do conhecimento e o desenvolvimento geográfico.
Abstract: In the initial years, geographic education plays a fundamental role in students' training. During this phase, it is possible to encourage students' interest and attention, developing perception and understanding of the importance of knowing their space. It is pertinent to highlight that the study of geographic space has become increasingly important in the student training process, as it enables the development of fundamental skills for understanding and exercising citizenship. In this way, our research aims to report the experience of carrying out a pedagogical intervention with the theme of the construction of geographic space, using the methodology of producing drawings with 5th year students from the initial series of Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses in the municipality of Prata-PB. In the methodological paths, the assumption of qualitative research was used within the scope of participant research, with a pedagogical intervention on the theme of geographic space and the production of drawings made by students. We found that the production of drawings provided good interaction between research collaborators, as they were produced individually and each student developed them according to their daily lives. Also, the contextualized action, associated with an active methodology, gave the students an enriching experience, which helped to build knowledge and geographical development.
Keywords: Ensino de Geografia contextualizado
Desenhos - produção
Espaço geográfico
Desenhos e espaço geográfico
Prata-PB – ensino de Geografia
Educação contextualizada
Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes de Meneses – Prata-PB
Intervenção pedagógica
Contextualized Geography teaching
Drawings - production
Geographical space
Drawings and geographical space
Prata-PB – Geography teaching
Contextualized education
Maria de Lourdes Nunes de Meneses Municipal School – Prata-PB
Pedagogical intervention
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULENI HENRIQUE DE SOUZA BARROS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfPauleni Henrique de Souza Barros. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.