Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, P. H. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.contributor.referee1IDNOGUEIRA, R.S.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoNos anos iniciais, a educação geográfica desempenha um papel fundamental na formação dos alunos. No decorrer dessa fase, é possível fomentar o interesse e a atenção dos alunos, desenvolvendo a percepção e compreensão sobre a importância de conhecer o seu espaço. É pertinente destacar, que o estudo do espaço geográfico tem se apresentado cada vez mais importante no processo de formação dos alunos, pois possibilita o desenvolvimento de competências fundamentais para a compreensão e exercício cidadã. Desta forma, a nossa pesquisa tem por objetivo relatar a experiência da realização de uma intervenção pedagógica com o tema a construção do espaço geográfico, tendo como metodologia a produção de desenhos com os alunos do 5 ° ano das series iniciais da Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses no município de Prata-PB. Nos caminhos metodológicos foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-participante, com uma intervenção pedagógica sobre a temática espaço geográfico e a produção de desenhos realizados pelos alunos. Verificamos que a produção de desenhos proporcionou uma boa interação entre os colaboradores da pesquisa, por ter sido produzido individualmente e cada aluno desenvolveu de acordo com seu cotidiano. Como também, a ação contextualizada, associada a uma metodologia ativa, atribuiu aos alunos uma experiência enriquecedora, que auxiliou para a construção do conhecimento e o desenvolvimento geográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos.pt_BR
dc.date.issued2024-10-16-
dc.description.abstractIn the initial years, geographic education plays a fundamental role in students' training. During this phase, it is possible to encourage students' interest and attention, developing perception and understanding of the importance of knowing their space. It is pertinent to highlight that the study of geographic space has become increasingly important in the student training process, as it enables the development of fundamental skills for understanding and exercising citizenship. In this way, our research aims to report the experience of carrying out a pedagogical intervention with the theme of the construction of geographic space, using the methodology of producing drawings with 5th year students from the initial series of Escola Maria de Lourdes Nunes de Meneses in the municipality of Prata-PB. In the methodological paths, the assumption of qualitative research was used within the scope of participant research, with a pedagogical intervention on the theme of geographic space and the production of drawings made by students. We found that the production of drawings provided good interaction between research collaborators, as they were produced individually and each student developed them according to their daily lives. Also, the contextualized action, associated with an active methodology, gave the students an enriching experience, which helped to build knowledge and geographical development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083-
dc.date.accessioned2025-01-16T19:15:18Z-
dc.date.available2025-01-16-
dc.date.available2025-01-16T19:15:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia contextualizadopt_BR
dc.subjectDesenhos - produçãopt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectDesenhos e espaço geográficopt_BR
dc.subjectPrata-PB – ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Maria de Lourdes Nunes de Meneses – Prata-PBpt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectContextualized Geography teachingpt_BR
dc.subjectDrawings - productionpt_BR
dc.subjectGeographical spacept_BR
dc.subjectDrawings and geographical spacept_BR
dc.subjectPrata-PB – Geography teachingpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectMaria de Lourdes Nunes de Meneses Municipal School – Prata-PBpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Pauleni Henrique de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching geographic space in a contextualized manner with the municipality of Prata-PB in the initial years through the production of drawings.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Pauleni Henrique de Souza. O ensino do espaço geográfico de forma contextualizada com o município da Prata-PB nos anos iniciais através da produção de desenhos. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40083pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULENI HENRIQUE DE SOUZA BARROS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfPauleni Henrique de Souza Barros. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.