Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078
Title: Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá.
Other Titles: School environmental education with emphasis on soils in the Paraíba Cariri region: reflections on the theme in projects at the Juarez Maracajá Integral Technical State Citizen School.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, José Flávio Ramos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Regiane Farias.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: Educação ambiental escolar;Solos – Cariri paraibano;Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracará;Educação em solos. 5. Educação Contextualizada;School environmental education;Soils – Cariri region of Paraíba;Juarez Maracara Technical Integral Citizen School;Soil education;Contextualized education
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, José Flávio Ramos de. Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078
???metadata.dc.description.resumo???: O solo sustenta a vida e seu conhecimento deve perpassar todas as séries do Ensino Básico, compondo os conteúdos e projetos escolares. Este trabalho tem como escopo apresentar a temática de Educação Ambiental com ênfase em Educação em Solos no Cariri paraibano, a partir de ações trabalhadas em projetos escolares. O objetivo da pesquisa foi analisar de forma reflexiva os projetos Meio ambiente meu, Recicla ECIT e Juntos pelo solo, desenvolvidos na ECIT Juarez Maracajá, de modo a promover uma formação cidadã, significativa e contextualizada. Os aspectos metodológicos concernem uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa descritiva, com estudo de caso com fim explicativo. Foi realizado uma levantamento das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, relacionando-as com elementos da legislação brasileira referente a Educação Ambiental e Educação em Solos. As ações foram desenvolvidas nos dois primeiros bimestres do ano de 2024. A partir da análise dos projetos observou-se que o interesse por práticas sustentáveis pode ser desenvolvido simultaneamente com o ensino regular e técnico – de modo que esse interesse forma a identidade do discente, fortalecer o sentimento de pertencimento e pontua um futuro próspero junto a aliança firmada entre Natureza e ser humano. Em diálogos com o corpo docente e o corpo discente verificou-se que estes percebem os projetos como relevantes e fundamentais para uma formação transformadora e cidadã, dentro do escopo da educação contextualizada e da educação em solos.Traça-se assim como caráter conclusivo que os projetos que evidenciam o cuidado com o solo, em particular, e o Meio Ambiente, de maneira geral, concorrem de forma positiva para uma educação significativa, como ações atrativas e necessárias para fundamentar a sensibilização dos educandos de modo a buscar soluções para problemas atuais visando um futuro sustentável e possível.
Abstract: Soil sustains life and knowledge of it should permeate all primary school grades, making up school content and projects. The scope of this work is to present the theme of Environmental Education with an emphasis on Soil Education in the Cariri region of Paraiba, based on actions worked on in school projects. The aim of the research was to reflectively analyse the projects Meio ambiente meu, Recicla ECIT and Juntos pelo solos, developed at ECIT Juarez Maracajá, in order to promote meaningful and contextualised citizen education. The methodological aspects concern basic research, a descriptive qualitative approach, with an explanatory case study. A survey was carried out of the pedagogical actions developed at the school, relating them to elements of Brazilian legislation relating to Environmental Education and Soil Education. The actions were carried out in the first two bimesters of 2024. Analysing the projects, it was observed that interest in sustainable practices can be developed simultaneously with regular and technical education - so that this interest forms the student's identity, strengthens the sense of belonging and points to a prosperous future together with the alliance between nature and human beings. In dialogue with the teaching staff and students, it was found that they perceive the projects as relevant and fundamental for transformative and citizen training, within the scope of contextualised education and education in soils. The conclusion is that projects that show care for the soil in particular and the environment in general contribute positively to meaningful education, as attractive and necessary actions to raise awareness among students to seek solutions to current problems with a view to a sustainable and possible future.
Keywords: Educação ambiental escolar
Solos – Cariri paraibano
Escola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracará
Educação em solos. 5. Educação Contextualizada
School environmental education
Soils – Cariri region of Paraíba
Juarez Maracara Technical Integral Citizen School
Soil education
Contextualized education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ FLÁVIO RAMOS DE QUEIROZ - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfJosé Flávio Ramos de Queiroz - TCC Esp. Educação Contextualizada 1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.