Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, J. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0000-0001-9599-5909pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9438-1462pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124842035171125pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Regiane Farias.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3728-4006pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373946111492732pt_BR
dc.contributor.referee3CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee3IDCAVALCANTE NETO, F.T.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.description.resumoO solo sustenta a vida e seu conhecimento deve perpassar todas as séries do Ensino Básico, compondo os conteúdos e projetos escolares. Este trabalho tem como escopo apresentar a temática de Educação Ambiental com ênfase em Educação em Solos no Cariri paraibano, a partir de ações trabalhadas em projetos escolares. O objetivo da pesquisa foi analisar de forma reflexiva os projetos Meio ambiente meu, Recicla ECIT e Juntos pelo solo, desenvolvidos na ECIT Juarez Maracajá, de modo a promover uma formação cidadã, significativa e contextualizada. Os aspectos metodológicos concernem uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa descritiva, com estudo de caso com fim explicativo. Foi realizado uma levantamento das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, relacionando-as com elementos da legislação brasileira referente a Educação Ambiental e Educação em Solos. As ações foram desenvolvidas nos dois primeiros bimestres do ano de 2024. A partir da análise dos projetos observou-se que o interesse por práticas sustentáveis pode ser desenvolvido simultaneamente com o ensino regular e técnico – de modo que esse interesse forma a identidade do discente, fortalecer o sentimento de pertencimento e pontua um futuro próspero junto a aliança firmada entre Natureza e ser humano. Em diálogos com o corpo docente e o corpo discente verificou-se que estes percebem os projetos como relevantes e fundamentais para uma formação transformadora e cidadã, dentro do escopo da educação contextualizada e da educação em solos.Traça-se assim como caráter conclusivo que os projetos que evidenciam o cuidado com o solo, em particular, e o Meio Ambiente, de maneira geral, concorrem de forma positiva para uma educação significativa, como ações atrativas e necessárias para fundamentar a sensibilização dos educandos de modo a buscar soluções para problemas atuais visando um futuro sustentável e possível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractSoil sustains life and knowledge of it should permeate all primary school grades, making up school content and projects. The scope of this work is to present the theme of Environmental Education with an emphasis on Soil Education in the Cariri region of Paraiba, based on actions worked on in school projects. The aim of the research was to reflectively analyse the projects Meio ambiente meu, Recicla ECIT and Juntos pelo solos, developed at ECIT Juarez Maracajá, in order to promote meaningful and contextualised citizen education. The methodological aspects concern basic research, a descriptive qualitative approach, with an explanatory case study. A survey was carried out of the pedagogical actions developed at the school, relating them to elements of Brazilian legislation relating to Environmental Education and Soil Education. The actions were carried out in the first two bimesters of 2024. Analysing the projects, it was observed that interest in sustainable practices can be developed simultaneously with regular and technical education - so that this interest forms the student's identity, strengthens the sense of belonging and points to a prosperous future together with the alliance between nature and human beings. In dialogue with the teaching staff and students, it was found that they perceive the projects as relevant and fundamental for transformative and citizen training, within the scope of contextualised education and education in soils. The conclusion is that projects that show care for the soil in particular and the environment in general contribute positively to meaningful education, as attractive and necessary actions to raise awareness among students to seek solutions to current problems with a view to a sustainable and possible future.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078-
dc.date.accessioned2025-01-15T20:41:18Z-
dc.date.available2025-01-15-
dc.date.available2025-01-15T20:41:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambiental escolarpt_BR
dc.subjectSolos – Cariri paraibanopt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Técnica Juarez Maracarápt_BR
dc.subjectEducação em solos. 5. Educação Contextualizadapt_BR
dc.subjectSchool environmental educationpt_BR
dc.subjectSoils – Cariri region of Paraíbapt_BR
dc.subjectJuarez Maracara Technical Integral Citizen Schoolpt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, José Flávio Ramos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool environmental education with emphasis on soils in the Paraíba Cariri region: reflections on the theme in projects at the Juarez Maracajá Integral Technical State Citizen School.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, José Flávio Ramos de. Educação ambiental escolar com ênfase nos solos do Cariri Paraibano: reflexões da temática em projetos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Juarez Maracajá. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40078pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ FLÁVIO RAMOS DE QUEIROZ - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfJosé Flávio Ramos de Queiroz - TCC Esp. Educação Contextualizada 1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.