Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045
Title: | Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. |
Other Titles: | Community movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970) |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
Keywords: | Tutoria – curso de especialização;Programa Escola da Terra;Especialização em Educação Contextualizada;Pesquisa-ação;Aulas de campo;Oficinas criativas;Seminário do Programa Escola da Terra;Escolas do campo;Educação do Campo;Educação contextualizada;Formação pedagógica;Tutoring – specialization course;Escola da Terra Program;Specialization in Contextualized Education;Action research;Field classes;Creative workshops;Escola da Terra Program Seminar;Rural schools;Rural Education;Contextualized education;Pedagogical training |
Issue Date: | 6-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho tem o intuito de discutir, relatar e analisar as práticas de tutoria no âmbito do Programa Escola da Terra em consonância com o III curso de Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido (2023-2024) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), tendo como base princípios da pesquisa-ação e da pesquisa bibliográfica para fins fundamentação das ideias e práticas. O Programa Escola da Terra é uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Programa lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012, Portaria no 86 de 02 de fevereiro de 2013, visando promover uma educação que atenda à realidade dos povos do campo e quilombolas. Promove acesso e melhoria das condições de aprendizagem, articulando o trabalho docente à realidade das comunidades. Oferece formação continuada para professores, focando em metodologias adequadas ao cotidiano dos sujeitos que vivificam o ambiente escolar e o território campesino. Assim sendo, tem-se no trabalho da tutoria um suporte a mais para a formação crítica dos professores, integrando teoria e prática à realidade social. Entre as atividades estão: visitas às escolas, reuniões de colegiado e oficinas educativas, com o objetivo de fortalecer a educação contextualizada e a convivência com o Semiárido. Trouxemos enquanto intercessores teóricos para a fundamentação deste estudo, Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011) e Silva (2009). Percebeu-se durante o percurso formativo que a tutoria desempenha um papel fundamental na consolidação da formação continuada dos estudantes no ambiente acadêmico. |
???metadata.dc.description.resumen???: | El trabajo tiene como objetivo discutir, informar y analizar prácticas de tutoría en el ámbito del Programa Escola da Terra en línea con el III curso de Especialización en Educación Contextualizada para la convivencia con el Semiárido (2023-2024) del Centro de Desarrollo Sostenible del Semiárido. región árida de la Universidad Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), basada en principios de investigación acción e investigación bibliográfica para sustentar ideas y prácticas. El Programa Escola da Terra es una de las acciones del Programa Nacional de Educación Rural (PRONACAMPO). Programa lanzado por el Gobierno Federal el 20 de marzo de 2012, Ordenanza no 86, de 2 de febrero de 2013, con el objetivo de promover una educación que responda a la realidad de la población rural y quilombola. Promueve el acceso y mejora de las condiciones de aprendizaje articulando el trabajo docente con la realidad de las comunidades. Ofrece formación continua a docentes, centrándose en metodologías adaptadas a la vida cotidiana de las personas que animan el entorno escolar y el territorio rural. Por lo tanto, el trabajo de tutoría brinda un apoyo adicional para la formación crítica de los estudiantes, integrando la teoría y la práctica con la realidad social. Las actividades incluyen: visitas as escuelas, reuniones colegiadas y talleres educativos, con el objetivo de fortalecer la educación contextualizada y la convivencia con la región semiárida. Trajimos a Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011) y Silva (2009) como intercesores teóricos para sustentar este estudio. Durante el curso de formación se constató que la tutoría juega un papel fundamental para consolidar la formación continua de los estudiantes en el ámbito académico. |
Keywords: | Tutoria – curso de especialização Programa Escola da Terra Especialização em Educação Contextualizada Pesquisa-ação Aulas de campo Oficinas criativas Seminário do Programa Escola da Terra Escolas do campo Educação do Campo Educação contextualizada Formação pedagógica Tutoring – specialization course Escola da Terra Program Specialization in Contextualized Education Action research Field classes Creative workshops Escola da Terra Program Seminar Rural schools Rural Education Contextualized education Pedagogical training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Leandro de Sousa Almeida. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.