Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, R. S.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem o intuito de discutir, relatar e analisar as práticas de tutoria no âmbito do Programa Escola da Terra em consonância com o III curso de Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido (2023-2024) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), tendo como base princípios da pesquisa-ação e da pesquisa bibliográfica para fins fundamentação das ideias e práticas. O Programa Escola da Terra é uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO). Programa lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012, Portaria no 86 de 02 de fevereiro de 2013, visando promover uma educação que atenda à realidade dos povos do campo e quilombolas. Promove acesso e melhoria das condições de aprendizagem, articulando o trabalho docente à realidade das comunidades. Oferece formação continuada para professores, focando em metodologias adequadas ao cotidiano dos sujeitos que vivificam o ambiente escolar e o território campesino. Assim sendo, tem-se no trabalho da tutoria um suporte a mais para a formação crítica dos professores, integrando teoria e prática à realidade social. Entre as atividades estão: visitas às escolas, reuniões de colegiado e oficinas educativas, com o objetivo de fortalecer a educação contextualizada e a convivência com o Semiárido. Trouxemos enquanto intercessores teóricos para a fundamentação deste estudo, Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011) e Silva (2009). Percebeu-se durante o percurso formativo que a tutoria desempenha um papel fundamental na consolidação da formação continuada dos estudantes no ambiente acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEscola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG.pt_BR
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045-
dc.date.accessioned2025-01-13T19:01:18Z-
dc.date.available2025-01-13-
dc.date.available2025-01-13T19:01:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTutoria – curso de especializaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Escola da Terrapt_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Contextualizadapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectAulas de campopt_BR
dc.subjectOficinas criativaspt_BR
dc.subjectSeminário do Programa Escola da Terrapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectTutoring – specialization coursept_BR
dc.subjectEscola da Terra Programpt_BR
dc.subjectSpecialization in Contextualized Educationpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectField classespt_BR
dc.subjectCreative workshopspt_BR
dc.subjectEscola da Terra Program Seminarpt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectPedagogical trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCommunity movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campina Grande union of social teams (1950/1970)pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro de Sousa. Escola da Terra: experiência de tutoria na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA-UFCG. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40045pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo tiene como objetivo discutir, informar y analizar prácticas de tutoría en el ámbito del Programa Escola da Terra en línea con el III curso de Especialización en Educación Contextualizada para la convivencia con el Semiárido (2023-2024) del Centro de Desarrollo Sostenible del Semiárido. región árida de la Universidad Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG), basada en principios de investigación acción e investigación bibliográfica para sustentar ideas y prácticas. El Programa Escola da Terra es una de las acciones del Programa Nacional de Educación Rural (PRONACAMPO). Programa lanzado por el Gobierno Federal el 20 de marzo de 2012, Ordenanza no 86, de 2 de febrero de 2013, con el objetivo de promover una educación que responda a la realidad de la población rural y quilombola. Promueve el acceso y mejora de las condiciones de aprendizaje articulando el trabajo docente con la realidad de las comunidades. Ofrece formación continua a docentes, centrándose en metodologías adaptadas a la vida cotidiana de las personas que animan el entorno escolar y el territorio rural. Por lo tanto, el trabajo de tutoría brinda un apoyo adicional para la formación crítica de los estudiantes, integrando la teoría y la práctica con la realidad social. Las actividades incluyen: visitas as escuelas, reuniones colegiadas y talleres educativos, con el objetivo de fortalecer la educación contextualizada y la convivencia con la región semiárida. Trajimos a Freire (1996), Martins (2006), Reis (2011) y Silva (2009) como intercesores teóricos para sustentar este estudio. Durante el curso de formación se constató que la tutoría juega un papel fundamental para consolidar la formación continua de los estudiantes en el ámbito académico.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfLeandro de Sousa Almeida. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.