Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943
Title: | A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. |
Other Titles: | The use of cordel as a teaching resource in geography and human and social sciences in the municipality of Sumé-PB. |
???metadata.dc.creator???: | ARAUJO, Ana Paula da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
Keywords: | Cordel como recurso didático;Ensino de Geografia;Geografia e cordel;Literatura de cordel;Recurso didático - cordel;Ensino de ciências humanas e sociais;Educação Contextualizada;Cordel as a teaching resource;Teaching Geography;Geography and cordel;Cordel literature;Teaching resource - cordel;Teaching of human and social sciences;Contextualized Education |
Issue Date: | 7-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAUJO, Ana Paula da Silva Araujo. A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino de Geografia e das Ciências Humanas e sociais e está inserida na linha de pesquisa da Educação do Campo e processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo apresentar as percepções dos professores de Geografia e das Ciências Humanas e sociais do município de Sumé-PB, em relação pedagógica da literatura de cordel como o seu fazer docente, como também a forma que o cordel pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Essa pesquisa está no âmbito da pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com 10 questões, criado na plataforma (google forms) de forma online, compartilhado com o link de acesso ao questionário através do aplicativo (WhatsApp). Os dados obtidos através desta pesquisa foram submetidos a uma análise descritiva e interpretativa. Através de quadros com respostas discutidas de forma interpretativa. Verificamos que o cordel possui uma grande potencialidade para ser utilizado como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem, por apresentar um leque de possibilidades a ser explorado. |
Abstract: | This research was conducted within the scope of Geography Teaching and Human and Social Sciences and is part of the research line of Rural Education and teachinglearning processes. In this sense, this research aims to present the perceptions of Geography and Human and Social Sciences teachers from the municipality of Sumé- PB regarding the pedagogical relationship of cordel literature with their teaching practices, as well as how cordel can contribute to the teaching-learning process of students in the classroom. This qualitative research utilized a structured questionnaire with 10 questions, created on the Google Forms platform, and shared via a link to the questionnaire through the WhatsApp application. The data obtained from this research were subjected to descriptive and interpretative analysis through tables with answers discussed interpretatively. We found that cordel literature has great potential to be used as a methodological strategy in the teaching-learning process, offering a range of possibilities to be explored. |
Keywords: | Cordel como recurso didático Ensino de Geografia Geografia e cordel Literatura de cordel Recurso didático - cordel Ensino de ciências humanas e sociais Educação Contextualizada Cordel as a teaching resource Teaching Geography Geography and cordel Cordel literature Teaching resource - cordel Teaching of human and social sciences Contextualized Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA DA SILVA ARAUJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Ana Paula da Silva Araujo - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 616.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.