Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, A. P.S.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, R. S.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada no âmbito do Ensino de Geografia e das Ciências Humanas e sociais e está inserida na linha de pesquisa da Educação do Campo e processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo apresentar as percepções dos professores de Geografia e das Ciências Humanas e sociais do município de Sumé-PB, em relação pedagógica da literatura de cordel como o seu fazer docente, como também a forma que o cordel pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Essa pesquisa está no âmbito da pesquisa qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com 10 questões, criado na plataforma (google forms) de forma online, compartilhado com o link de acesso ao questionário através do aplicativo (WhatsApp). Os dados obtidos através desta pesquisa foram submetidos a uma análise descritiva e interpretativa. Através de quadros com respostas discutidas de forma interpretativa. Verificamos que o cordel possui uma grande potencialidade para ser utilizado como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem, por apresentar um leque de possibilidades a ser explorado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-07-
dc.description.abstractThis research was conducted within the scope of Geography Teaching and Human and Social Sciences and is part of the research line of Rural Education and teachinglearning processes. In this sense, this research aims to present the perceptions of Geography and Human and Social Sciences teachers from the municipality of Sumé- PB regarding the pedagogical relationship of cordel literature with their teaching practices, as well as how cordel can contribute to the teaching-learning process of students in the classroom. This qualitative research utilized a structured questionnaire with 10 questions, created on the Google Forms platform, and shared via a link to the questionnaire through the WhatsApp application. The data obtained from this research were subjected to descriptive and interpretative analysis through tables with answers discussed interpretatively. We found that cordel literature has great potential to be used as a methodological strategy in the teaching-learning process, offering a range of possibilities to be explored.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943-
dc.date.accessioned2025-01-07T14:05:10Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-07T14:05:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCordel como recurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia e cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectRecurso didático - cordelpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências humanas e sociaispt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectCordel as a teaching resourcept_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectGeography and cordelpt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectTeaching resource - cordelpt_BR
dc.subjectTeaching of human and social sciencespt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Ana Paula da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of cordel as a teaching resource in geography and human and social sciences in the municipality of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Ana Paula da Silva Araujo. A utilização do cordel como recurso didático no ensino de geografia e das ciências humanas e sociais no município de Sumé-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39943pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DA SILVA ARAUJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfAna Paula da Silva Araujo - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.616.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.