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dc.creator.IDMENDES, V. R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258139043934303pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.-
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, Albaneide Fernandes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374719958723421pt_BR
dc.contributor.referee1BRINGEL FILHO, José Ribamar.-
dc.contributor.referee2SILVA , Everton Vieira.-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre os transtornos globais do desenvolvimento e pode ser caracterizado por déficit na comunicação social, seja ela verbal ou não verbal. Nas últimas décadas têm-se observado uma crescente conscientização quanto ao TEA e consequentemente uma forte incidência no número de diagnósticos. Sendo garantido pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do ano de 1996, e assegurada pelas atualizações deste documento, que segue em atual vigência, para garantir o ensino de qualidade como um direito de todos os indivíduos. É importante salientar que o estudo das ciências da natureza é primordial para o desenvolvimento integral do estudante, assim como as demais ciências, deste modo, a capacitação docente, para desenvolver as habilidades dos estudantes com TEA é essencial, para proporcionar uma rica experiência de ensino. Essa pesquisa buscou analisar e identificar a abordagem da educação inclusiva, com foco no TEA, na formação dos discentes ativos e egressos curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Cajazeiras – PB, utilizando-se de uma abordagem descritiva exploratória, para investigar as lacunas presentes no referido curso, por meio da aplicação de um questionário e através do estudo do PPC. Destacando a necessidade de reformulação curricular e capacitação docente, para atender a demanda social atual, considerando que diante dos resultados obtidos por meio de análises, é possível reconhecer que a vacância na formação dos futuros docentes vem desde os formadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleO ensino de Química e o transtorno do espectro autista: desafios formação de professores.pt_BR
dc.date.issued2024-07-17-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is one of the global developmental disorders and can be characterized by deficits in social communication, whether verbal or nonverbal. In recent decades, there has been a growing awareness of ASD and, consequently, a high incidence in the number of diagnoses. This is guaranteed by the Law of Guidelines and Bases (LDB) of 1996, and ensured by the updates of this document, which is still in force, to guarantee quality education as a right of all individuals. It is important to emphasize that the study of natural sciences is essential for the integral development of the student, as well as other sciences, therefore, teacher training to develop the skills of students with ASD is essential, to provide a rich teaching experience. This research sought to analyze and identify the approach of inclusive education, focusing on ASD, in the training of active and former students of the Chemistry Degree course at the Federal University of Campina Grande (UFCG) - Cajazeiras campus - PB, using an exploratory descriptive approach to investigate the gaps present in the aforementioned course, through the application of a questionnaire and through the study of the PPC. Highlighting the need for curricular reformulation and teacher training to meet the current social demand, considering that given the results obtained through analyses, it is possible to recognize that the vacancy in the training of future teachers comes from the trainers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39928-
dc.date.accessioned2025-01-07T11:56:57Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-07T11:56:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação docente - Inclusãopt_BR
dc.subjectEnsino de Química - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Química e autismopt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - Inclusionpt_BR
dc.subjectChemistry Teaching - Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Chemistry and autismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Vitória Regina Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching and autism spectrum disorder: teacher training challenges.pt_BR
dc.identifier.citationMENDES, Vitória Regina Ferreira. O ensino de Química e o transtorno do espectro autista na formação de professores. 2024. 40f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

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