Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGARRIDO, J. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2806887332898037pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Vieira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Albaneide Fernandes.-
dc.contributor.referee2PINHEIRO, Carlos Davidson-
dc.description.resumoO presente estudo trata de uma proposta de sequência didática para educação básica, a fim de apresentar um conjunto de materiais didáticos desenvolvidos para a aplicação no ensino de cinética química, em turmas do segundo ano do ensino médio. Para tanto, foram construídos planos de aula, roteiros de práticas experimentais, jogo didático digital, mapa mental e uma rota de aprendizagem contendo explicações e exemplos. Realizou-se então uma pesquisa explicativa e de cunho qualitativo. Diante disso, verificou-se que esse material se justifica na busca pelo aperfeiçoamento do conhecimento dos discentes sobre o conteúdo e mostrar na, teoria e prática, situações que envolvam velocidade de reações químicas alinhados ao cotidiano. Os aparatos produzidos estão disponibilizados para download gratuito, onde os docentes poderão fazer uso do conjunto de ferramentas e orientações para suas aulas de Cinética Química. Foi possível concluir que a pesquisa desenvolvida observou que a composição das aulas em uma sequência didática proporciona uma visão mais ampla de tudo o que pode ser feito no fazer pedagógico, permitindo uma maior organização para o docente e melhoria na execução das regências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleRecursos didáticos aplicada ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica.pt_BR
dc.date.issued2024-07-19-
dc.description.abstractThe present study deals with a proposal for a didactic sequence for basic education, in order to present a set of teaching materials developed for application in the teaching of chemical kinetics, in second year high school classes. To this end, lesson plans, experimental practice scripts, a digital didactic game, a mind map and a learning route containing explanations and examples were created. An explanatory and qualitative research was then carried out. In view of this, it was verified that this material is justified in the search for improving students' knowledge about the content and showing, in theory and practice, situations involving the speed of chemical reactions in line with everyday life. The devices produced are available for free download, where teachers can make use of the set of tools and guidelines for their Chemical Kinetics classes. It was possible to conclude that the research carried out observed that the composition of classes in a didactic sequence provides a broader view of everything that can be done in pedagogical practice, allowing greater organization for the teacher and improvement in the execution of instructions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39895-
dc.date.accessioned2025-01-06T13:51:26Z-
dc.date.available2025-01-06-
dc.date.available2025-01-06T13:51:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMateriais pedagógicos - Ensino de Químicapt_BR
dc.subjectConjunto de aulaspt_BR
dc.subjectVelocidades das reaçõespt_BR
dc.subjectChemical kineticspt_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectTeaching materials - Teaching Chemistrypt_BR
dc.subjectSet of classespt_BR
dc.subjectReaction speedspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGARRIDO, Júlio César Avelino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic resources applied to the teaching of Chemical kinetics: a proposal for a didactic sequence for basic education.pt_BR
dc.identifier.citationGARRIDO, Júlio César Avelino. Recursos didáticos aplicados ao ensino de cinética Química: uma proposta de sequência didática para educação básica. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÚLIO CÉSAR AVELINO GARRIDO. MONOGRAFIA QUÍMICA. CFP 2024.pdfJúlio César Avelino Garrido. Monografia Química. CFP 2024.1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.