Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888
Title: A performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização.
Other Titles: The performativity of gender, sexual orientation and the constitution of subjects in the fabric of the schooling experience.
???metadata.dc.creator???: SALES, Romualdo da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Rosenval de Almeida e.
Keywords: Performatividade de Gênero;Orientação Sexual;Experiências de Escolarização;Educação Básica;Ensino Superior;Gender Performativity;Sexual Orientation;School Experiences;Basic Education;Higher Education
Issue Date: 7-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Romualdo da Silva. A performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização. 2024. 53 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por objeto as narrativas de quatro estudantes universitários acerca de suas experiências relativas ao funcionamento da performatividade de gênero e orientação sexual durante sua passagem na educação básica e no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa que resultou neste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender, através da análise de narrativas dos quatro sujeitos entrevistados, seus agenciamentos diante dos regimes regulatórios de gênero e de orientação sexual, bem como as malhas de construção das experiências educacionais de estudantes universitários definidos como divergentes em relação à heteronormatividade e à binaridade tradicional de gênero, na UEPB e UFCG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, operacionalizada através da realização de entrevistas abertas com nossos/as interlocutores/as acerca de suas experiências sociais e subjetivas no âmbito familiar, religioso e sobretudo educacional. A pesquisa revelou que a experiência de escolarização para aqueles e aquelas que borram as fronteiras binárias de gênero e desafiam a ordem cisheteronormativa é atravessada por mecanismos de subalternização da dissidência, bem como pelas negociações e resistências desenvolvidas pelos sujeitos em relação às normas em operação no tecido social de modo geral e em específico nos espaços educacionais.
Abstract: This study focuses on the narratives of four university students about their experiences relating to the functioning of gender performativity and sexual orientation during their time in basic education and higher education. The general objective of the research that resulted in this Course Conclusion Paper is to understand, through the analysis of the narratives of the four interviewed subjects, their agency in relation to the regulatory regimes of gender and sexual orientation, as well as the construction networks of students' educational experiences. university students defined as divergent in relation to heteronormativity and the traditional gender binary, in UEPB and UFCG. This is a research with a qualitative approach, carried out through open interviews with our interlocutors about their social and subjective experiences in the family, religious and, above all, educational spheres. The research revealed that the schooling experience for those who blur the binary boundaries of gender and challenge the cisheteronormative order is crossed by mechanisms of subalternization of dissent, as well as by the negotiations and resistance developed by the subjects in relation to the norms operating in the social space in general and specifically in educational sphere.
Keywords: Performatividade de Gênero
Orientação Sexual
Experiências de Escolarização
Educação Básica
Ensino Superior
Gender Performativity
Sexual Orientation
School Experiences
Basic Education
Higher Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMUALDO DA SILVA SALES-MONOGRAFIA-CH-LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (2024).pdf508 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.