Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSALES, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1143006946997252pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1IDGUERRA SOBRINHO, L. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.contributor.referee1PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.referee1IDPAULO, M. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362829612160567pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rosenval de Almeida e.
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. A.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objeto as narrativas de quatro estudantes universitários acerca de suas experiências relativas ao funcionamento da performatividade de gênero e orientação sexual durante sua passagem na educação básica e no ensino superior. O objetivo geral da pesquisa que resultou neste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender, através da análise de narrativas dos quatro sujeitos entrevistados, seus agenciamentos diante dos regimes regulatórios de gênero e de orientação sexual, bem como as malhas de construção das experiências educacionais de estudantes universitários definidos como divergentes em relação à heteronormatividade e à binaridade tradicional de gênero, na UEPB e UFCG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, operacionalizada através da realização de entrevistas abertas com nossos/as interlocutores/as acerca de suas experiências sociais e subjetivas no âmbito familiar, religioso e sobretudo educacional. A pesquisa revelou que a experiência de escolarização para aqueles e aquelas que borram as fronteiras binárias de gênero e desafiam a ordem cisheteronormativa é atravessada por mecanismos de subalternização da dissidência, bem como pelas negociações e resistências desenvolvidas pelos sujeitos em relação às normas em operação no tecido social de modo geral e em específico nos espaços educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleA performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização.pt_BR
dc.date.issued2024-06-07
dc.description.abstractThis study focuses on the narratives of four university students about their experiences relating to the functioning of gender performativity and sexual orientation during their time in basic education and higher education. The general objective of the research that resulted in this Course Conclusion Paper is to understand, through the analysis of the narratives of the four interviewed subjects, their agency in relation to the regulatory regimes of gender and sexual orientation, as well as the construction networks of students' educational experiences. university students defined as divergent in relation to heteronormativity and the traditional gender binary, in UEPB and UFCG. This is a research with a qualitative approach, carried out through open interviews with our interlocutors about their social and subjective experiences in the family, religious and, above all, educational spheres. The research revealed that the schooling experience for those who blur the binary boundaries of gender and challenge the cisheteronormative order is crossed by mechanisms of subalternization of dissent, as well as by the negotiations and resistance developed by the subjects in relation to the norms operating in the social space in general and specifically in educational sphere.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888
dc.date.accessioned2025-01-06T12:42:53Z
dc.date.available2024-12-30
dc.date.available2025-01-06T12:42:53Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPerformatividade de Gêneropt_BR
dc.subjectOrientação Sexualpt_BR
dc.subjectExperiências de Escolarizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectGender Performativitypt_BR
dc.subjectSexual Orientationpt_BR
dc.subjectSchool Experiencespt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, Romualdo da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe performativity of gender, sexual orientation and the constitution of subjects in the fabric of the schooling experience.pt_BR
dc.identifier.citationSALES, Romualdo da Silva. A performatividade de gênero, de orientação sexual e a constituição dos sujeitos nas malhas da experiência de escolarização. 2024. 53 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39888pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMUALDO DA SILVA SALES-MONOGRAFIA-CH-LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS (2024).pdf508 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.