Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39783
Title: | O trabalho com o gênero textual dissertativo argumentativo no ensino médio de uma escola do campo: uma proposta de sequência didática para o trabalho em sala de aula. |
Other Titles: | Working with the argumentative-discursive textual genre in high school in a rural school: a proposal for a didactic sequence for work in the classroom. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Mateus Neves. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Rafael Barros de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Grace Kelly de Assis. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUZA, Josenilda Dias de. |
Keywords: | Gênero textual dissertativo argumentativo;Escola do campo;Sequência didática;Leitura e escrita;Redação;Produção textual;Argumentative dissertative textual genre;Country school;Didactic sequence;Reading and writing;Writing;Text production |
Issue Date: | 5-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, Mateus Neves. O trabalho com o gênero textual dissertativo argumentativo no ensino médio de uma escola do campo: uma proposta de sequência didática para o trabalho em sala de aula. 2024. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39783 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo explora os desafios e as estratégias para o ensino do texto dissertativo-argumentativo no Ensino Médio, mais precisamente na Escola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro, em Caraúbas - PB. Esse gênero textual é essencial para exames como o Enem, pois exige dos estudantes a capacidade de argumentar criticamente e dominar uma linguagem formal. No entanto, muitos alunos chegam ao Ensino Médio sem uma base sólida para construir argumentos estruturados por diversos fatores, o que pode vir a prejudicar seu desempenho. A pesquisa reflete sobre a eficácia de uma sequência didática aplicada às turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio, projetada para fortalecer o aprendizado desse tipo de texto e desenvolver habilidades argumentativas. Essa sequência didática visa proporcionar uma planificação clara e estratégica no intuito de aperfeiçoar a prática docente com o ensino do texto argumentativo e consequentemente auxiliar os discentes na produção desse gênero tão exigido nessa fase acadêmica, sendo com certeza o tipo textual mais praticado entre todos os outros. O estudo, foi dividido em quatro etapas: observações em sala de aula, questionários aplicados a alunos e a professora, produções textuais dos alunos e uma análise reflexiva dos textos, onde busca-se analisar a eficácia da sequência didática sugerida. A pesquisa aponta a necessidade de um acompanhamento criterioso, para que os estudantes avancem no domínio da escrita argumentativa de forma autônoma. Assim, além de descrever a sequência didática, o trabalho propõe uma análise crítica de seus resultados, destacando suas implicações pedagógicas e o potencial para for-mar alunos mais críticos e preparados para os desafios acadêmicos e profissionais. |
Abstract: | This study explores the challenges and strategies for teaching dissertativeargumenta-tive texts in secondary schools, specifically at the Serveliano de Farias Castro Com-prehensive Citizen School, in Caraúbas - PB. This textual genre is essential for exams such as Enem, as it requires students to be able to argue critically and master formal language. However, many students arrive at high school without a solid basis for con-structing structured arguments, which hampers their performance. The research re-flects on the effectiveness of a didactic sequence applied to 2nd and 3rd year high school classes, designed to strengthen the learning of this type of text and develop argumentative skills. This didactic sequence aims to provide clear and strategic plan-ning in order to improve teaching practice with the teaching of argumentative text and consequently help students in the production of this genre, which is so demanded at this academic stage and is certainly the most practiced text type among all the others. The study was divided into four stages: observations in the classroom, questionnaires applied to students and the teacher, textual productions by the students and a reflective analysis of the texts, which sought to analyze the effectiveness of the suggested di-dactic sequence. The research points to the need for careful monitoring so that stu-dents can make progress in mastering argumentative writing in an autonomous way. Thus, as well as describing the didactic sequence, the paper proposes a critical anal-ysis of its results, highlighting its pedagogical implications and its potential to train stu-dents who are better prepared for academic and professional challenges. |
Keywords: | Gênero textual dissertativo argumentativo Escola do campo Sequência didática Leitura e escrita Redação Produção textual Argumentative dissertative textual genre Country school Didactic sequence Reading and writing Writing Text production |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação do Campo. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39783 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MATEUS NEVES BRITO - TCC LECAMPO CDSA 2024..pdf | Mateus Neves Brito. - TCC LECAMPO CDSA 2024 | 11.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.