Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, M. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9624524828035114pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Grace Kelly de Assis.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, G. K. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984982358719100pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Josenilda Dias de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, J. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054199749168626pt_BR
dc.description.resumoEste estudo explora os desafios e as estratégias para o ensino do texto dissertativo-argumentativo no Ensino Médio, mais precisamente na Escola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro, em Caraúbas - PB. Esse gênero textual é essencial para exames como o Enem, pois exige dos estudantes a capacidade de argumentar criticamente e dominar uma linguagem formal. No entanto, muitos alunos chegam ao Ensino Médio sem uma base sólida para construir argumentos estruturados por diversos fatores, o que pode vir a prejudicar seu desempenho. A pesquisa reflete sobre a eficácia de uma sequência didática aplicada às turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio, projetada para fortalecer o aprendizado desse tipo de texto e desenvolver habilidades argumentativas. Essa sequência didática visa proporcionar uma planificação clara e estratégica no intuito de aperfeiçoar a prática docente com o ensino do texto argumentativo e consequentemente auxiliar os discentes na produção desse gênero tão exigido nessa fase acadêmica, sendo com certeza o tipo textual mais praticado entre todos os outros. O estudo, foi dividido em quatro etapas: observações em sala de aula, questionários aplicados a alunos e a professora, produções textuais dos alunos e uma análise reflexiva dos textos, onde busca-se analisar a eficácia da sequência didática sugerida. A pesquisa aponta a necessidade de um acompanhamento criterioso, para que os estudantes avancem no domínio da escrita argumentativa de forma autônoma. Assim, além de descrever a sequência didática, o trabalho propõe uma análise crítica de seus resultados, destacando suas implicações pedagógicas e o potencial para for-mar alunos mais críticos e preparados para os desafios acadêmicos e profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleO trabalho com o gênero textual dissertativo argumentativo no ensino médio de uma escola do campo: uma proposta de sequência didática para o trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2024-11-05-
dc.description.abstractThis study explores the challenges and strategies for teaching dissertativeargumenta-tive texts in secondary schools, specifically at the Serveliano de Farias Castro Com-prehensive Citizen School, in Caraúbas - PB. This textual genre is essential for exams such as Enem, as it requires students to be able to argue critically and master formal language. However, many students arrive at high school without a solid basis for con-structing structured arguments, which hampers their performance. The research re-flects on the effectiveness of a didactic sequence applied to 2nd and 3rd year high school classes, designed to strengthen the learning of this type of text and develop argumentative skills. This didactic sequence aims to provide clear and strategic plan-ning in order to improve teaching practice with the teaching of argumentative text and consequently help students in the production of this genre, which is so demanded at this academic stage and is certainly the most practiced text type among all the others. The study was divided into four stages: observations in the classroom, questionnaires applied to students and the teacher, textual productions by the students and a reflective analysis of the texts, which sought to analyze the effectiveness of the suggested di-dactic sequence. The research points to the need for careful monitoring so that stu-dents can make progress in mastering argumentative writing in an autonomous way. Thus, as well as describing the didactic sequence, the paper proposes a critical anal-ysis of its results, highlighting its pedagogical implications and its potential to train stu-dents who are better prepared for academic and professional challenges.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39783-
dc.date.accessioned2024-12-30T18:20:51Z-
dc.date.available2024-12-30-
dc.date.available2024-12-30T18:20:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textual dissertativo argumentativopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectArgumentative dissertative textual genrept_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Mateus Neves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWorking with the argumentative-discursive textual genre in high school in a rural school: a proposal for a didactic sequence for work in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Mateus Neves. O trabalho com o gênero textual dissertativo argumentativo no ensino médio de uma escola do campo: uma proposta de sequência didática para o trabalho em sala de aula. 2024. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39783pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS NEVES BRITO - TCC LECAMPO CDSA 2024..pdfMateus Neves Brito. - TCC LECAMPO CDSA 202411.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.