Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, V. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635007373591572pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Emanuela da Silva.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.description.resumoConsiderando a importância da afetividade no desenvolvimento integral, este estudo teve como objetivo geral compreender as contribuições da afetividade no ensino e aprendizado na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professoras da educação infantil do município de São João do Rio do Peixe/PB, abordando questões relacionadas à afetividade no ambiente escolar. Utilizando um questionário estruturado distribuído de forma online, foram coletadas respostas que evidenciaram a relevância da afetividade no processo educacional, destacando a pertinência de um ambiente acolhedor, do papel do professor como mediador do conhecimento e da valorização dos sentimentos dos educandos. Os resultados mostram uma convergência significativa entre as participantes em relação à compreensão da afetividade no desenvolvimento e aprendizado das crianças. A concordância sobre a necessidade de atenção, carinho e afeto na infância reforçou a relevância prática das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon no ambiente educacional atual. Dessa forma, concluiu-se que a afetividade desempenha um papel crucial no ensino e aprendizado na educação infantil, o que influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleContribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB.pt_BR
dc.date.issued2024-07-07-
dc.description.abstractConsidering the importance of affection in teaching and learning in early childhood education, this study aimed to understand the influence of affection in teaching and learning in early childhood education. To this end, a research was conducted with preschool teachers from São João do Rio do Peixe, addressing issues related to affection in the school environment. Using a structured questionnaire distributed online, responses were collected that highlighted the relevance of affection in the educational process, emphasizing the importance of a welcoming environment, the role of the teacher as a mediator of knowledge, and the appreciation of students' feelings. The results showed a significant convergence among the participants regarding the importance of affection in the development and learning of children. The agreement on the need for attention, care, and affection in childhood reinforced the practical relevance of the theories of Piaget, Vygotsky, and Wallon in the current educational environment. Thus, it is concluded that affection plays a crucial role in teaching and learning in early childhood education, directly influencing the cognitive and emotional development of children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39250-
dc.date.accessioned2024-12-02T13:37:34Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-02T13:37:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantil - São João do Rio do Peixe - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectAfetividade - Desenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectInteligência afetivapt_BR
dc.subjectCriança - Desenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectProfessoras - Educação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood education - São João do Rio do Peixe - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectAffection - Child developmentpt_BR
dc.subjectAffective intelligencept_BR
dc.subjectChild - Integral developmentpt_BR
dc.subjectTeachers - Early childhood educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Viviane Mendes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of affectivity to the child's integral development: perceptions of early childhood education teachers in São João do Rio do Peixe/PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Viviane Mendes dos. Contribuições da afetividade no desenvolvimento integral da criança: percepções de professoras da educação infantil em São João do Rio do Peixe/PB. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANE MENDES DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA.CFP 2024.pdfViviane Mendes dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2024.587.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.