Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39249
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, V. R. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4972852063395199 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERNANDES, Drogival Gonçalves. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERNANDES, Dorgival Gonçalves. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Jose Amiraldo Alves da. | - |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de juvenilização dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA e como objetivos específicos: Identificar os motivos que tem levado jovens a procurarem A eja; apontar os fatores que provocam o fracasso escolar de adolescentes e jovens no Ensino Fundamental Regular e descrever como a EJA tem se organizado para lidar com o processo de juvenilização dos seus estudantes. A questão problema desta pesquisa é: Quais são os fatores que contribuem para o processo de juvenilização dos alunos que atualmente fazem parte da modalidade de ensino EJA? A metodologia utilizada teve como característica a abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da pesquisa de campo. Os dados da pesquisa foram coletados com três alunos do ensino fundamental por meio de entrevistas semiestruturadas, cujo roteiro contou com nove questões. No referencial teórico discutimos sobre o processo de juvenilização desses alunos, bem como a trajetória da EJA no Brasil a partir de autores como Freire (1997), Haddad e Di Pierro (2000), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d), Oliveira et al. (2020). Os resultados obtidos na análise evidenciam que o processo de juvenilização da EJA se dá por meio de problemas sociais, econômicos e educacionais que afetam, de forma direta, o desenvolvimento escolar desses jovens. Problemas como gravidez na adolescência, vulnerabilidade social e a descontinuidade dos estudos foram apontados como os principais propulsores da evasão desses jovens do ensino fundamental para EJA. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos / Vitória Régia Caldas da Silva. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-07-07 | - |
dc.description.abstract | The general objective of this research is to analyze the process of juvenilization of students in Youth and Adult Education (EJA) and the specific objectives are to Identify the reasons that have led young people to seek it out; to point out the factors that cause adolescents and young people to fail at school in Regular Primary Education and to describe how EJA has organized itself to deal with the process of juvenilization of its students. The problem question of this research is: What are the factors that contribute to the process of juvenilization of students who are currently part of the EJA teaching modality? The methodology used was qualitative, based on field research. The research data was collected from three elementary school students by means of semi- structured interviews with nine questions. In the theoretical framework, we discussed the process of juvenilization of these students as well as the trajectory of the EJA in Brazil based on authors such as Freire (1997), Haddad and Di Pierro (2000), Freire (2009), Schwartz (2012), Costa (2016), Santos (2017), Ferreira (s.d), Oliveira et al. (2020). The results obtained in the analysis show that the process of juvenilization of the EJA takes place through social, economic and educational problems that directly affect the school development of these young people. Problems such as teenage pregnancy, social vulnerability and discontinuation of studies were identified as the main reasons for these young people dropping out of elementary school for the EJA. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39249 | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T13:10:15Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02 | - |
dc.date.available | 2024-12-02T13:10:15Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Juvenilização - Alunos do EJA | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Juvenilization - EJA Students | pt_BR |
dc.subject | Difficulties | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Vitória Régia Caldas da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Juvenilization of youth and adult education students: causes and effects / Vitória Régia Caldas da Silva. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Vitória Régia Caldas da. Juvenilização dos estudantes da educação de jovens e adultos: causas e efeitos. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VITÓRIA RÉGIA CALDAS DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdf | Vitória Régia Caldas da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2024. | 669.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.