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dc.creator.IDMOREIRA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064262481248075pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoA discussão da afetividade na Educação Infantil tem sido uma temática bem debatida ao longo dos anos e, dessa forma, a presente monografia tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: O que pensam professores acerca das relações interpessoais vivenciadas na Educação Infantil e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil? Tem como objetivo geral: compreender como as relações interpessoais, vivenciadas na Educação Infantil, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da criança. Nos objetivos específicos destacamos: mapear os principais marcos regulatórios da Educação Infantil da atualidade; investigar a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento integral da criança e refletir o que pensam professores acerca da relação afetividade e aprendizagem na Educação Infantil. Nos procedimentos metodológicos utilizamos uma entrevista semiestruturada com seis questões, com duas professoras da Educação Infantil de uma Escola pública Municipal de Ensino Infantil e Anos Iniciais, localizada na cidade de Baixio Ceará. Na análise dos dados compreendemos e refletimos sobre suas percepções e experiências com a afetividade e as relações interpessoais na Educação Infantil e para tanto concluímos que os objetivos gerais e específicos foram alcançados e a pergunta norteadora da pesquisa foi respondida através das falas das professoras e das reflexões ocasionadas por elas que nos possibilitaram um olhar voltado para o quanto é fundamental termos uma boa relação interpessoal com as crianças, considerando seus saberes, sua forma de compreender o espaço escolar, pois a afetividade e o processo de ensino e aprendizagem são fundamentais para que a criança se sinta bem no ambiente de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAfetividade na educação infantil: o que pensam professoras acerca das relações interpessoais.pt_BR
dc.date.issued2024-07-15-
dc.description.abstractThe topic of affectivity in Early Childhood Education has been the subject of much debate. This monograph aims to answer the research question: What do teachers think about the interpersonal relationships experienced in Early Childhood Education, and how do they impact the teaching and learning of young children? The overall objective is to understand how interpersonal relationships experienced in Early Childhood Education contribute to the teaching and learning process of the child. Regarding the specific objectives, we emphasize: mapping the main regulatory frameworks of Early Childhood Education Today; investigating the importance of interpersonal relationships for the child's holistic development; and reflecting on what teachers think about the relationship between affection and learning in Early Childhood Education. In our research methodology, we conducted semi-structured interviews with two teachers from the Early Childhood Education department at a Municipal Public School in Baixio, Ceará. We asked them six questions to gain insight into their perceptions and experiences regarding affection and interpersonal relationships in Early Childhood Education. After analyzing the data and reflecting on their responses, we concluded that we successfully achieved the overall and specific objectives of the study. Through the teachers' statements and our reflections, it became evident that establishing a strong interpersonal relationship with the children is of utmost importance. It is imperative to consider their knowledge and understanding of the school environment, as affection and the teaching and learning processes are crucial for the well-being of the children in the classroom setting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39246-
dc.date.accessioned2024-12-02T12:14:32Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T12:14:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação familiarpt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectFamily educationpt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Mariana Andrelino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAffectivity in early childhood education: what teachers think about interpersonal relationships.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Mariana Andrelino. Afetividade na educação infantil: o que pensam professoras acerca das relações interpessoais. 2024. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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MARIANA ANDRELINO MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfMariana Andrelino Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2024.521.24 kBAdobe PDFView/Open


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