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Title: Direito à Educação no Campo: Estado, política pública e território.
Other Titles: Right to Education in the Countryside: State, public policy and territory.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Aldinete Silvino de
Keywords: Educação do Campo;Fechamento de escolas do campo - Brasil;Políticas educacionais;Nucleação de escolas do campo;Direito à educação;Estado e educação;Educação contextualizada;Territórios;Lutas - Educação do Campo;Rural Education;Closure of rural schools - Brazil;Educational policies;Nuclearization of rural schools;Right to education;State and education;Contextualized education;Territories;Struggles - Rural Education
Issue Date: 26-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Direito à Educação no Campo: Estado, política pública e território. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho resulta das pesquisas e debates realizados no transcurso do Curso de Especialização em Educação Contextualizada, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem como objetivo trazer uma breve contextualização acerca da temática ‘Direito à Educação no campo: Estado, Política Pública e Território’, uma das nuances presentes no decorrer desse itinerário formativo. A metodologia utilizada para a construção desse artigo desdobrou-se numa revisão de literatura, trouxemos algumas referências que dialogam com a temática em discussão. Pretendeu-se com este texto uma reflexão que teça uma articulação entre a luta pelo direito à educação liderado pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da década de 1990, no Brasil, e a posição do Estado perante a garantia desse direito. Diante desse contexto, o que se constata é o autoritarismo e a omissão do Estado no que diz respeito à garantia do direito à educação, assegurado em diversos marcos normativos, embora saibamos que, em uma sociedade onde o viés econômico sobrepõe-se a qualquer outro aspecto, e os sujeitos são tratados como números, torna-se cada vez mais urgente resistir e lutar coletivamente em defesa das políticas educacionais específicas, voltadas para os(as) filhos(as) da classe trabalhadora do campo, simultaneamente insistir na transformação da realidade que está posta.
Abstract: This work is the result of research and debates carried out during the Specialization Course in Contextualized Education, at the Federal University of Campina Grande (UFCG) and aims to provide a brief contextualization on the theme 'Right to Education in the countryside: State, Public Policy and Territory', one of the nuances present throughout this training itinerary. The methodology used to construct this article unfolds in a literature review, we brought some references that dialogue with the topic under discussion. The aim of this text is to create a reflection between the fight for the right to education led by the Rural Education Movement, from the 1990s onwards, in Brazil, and the State's position regarding the guarantee of this right. In this context, what we see is the authoritarianism and omission of the State with regard to guaranteeing the right to education, guaranteed in various normative frameworks, although we know that, in a society where the economic bias overrides any other aspect, and the subjects are treated as numbers, it becomes increasingly urgent to resist and fight collectively in defense of specific educational policies, aimed at the children of the rural working class, while simultaneously insisting on the transformation of reality that is posted.
Keywords: Educação do Campo
Fechamento de escolas do campo - Brasil
Políticas educacionais
Nucleação de escolas do campo
Direito à educação
Estado e educação
Educação contextualizada
Territórios
Lutas - Educação do Campo
Rural Education
Closure of rural schools - Brazil
Educational policies
Nuclearization of rural schools
Right to education
State and education
Contextualized education
Territories
Struggles - Rural Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240
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