Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4186-3315pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4541940186154961pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Aldinete Silvino de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta das pesquisas e debates realizados no transcurso do Curso de Especialização em Educação Contextualizada, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e tem como objetivo trazer uma breve contextualização acerca da temática ‘Direito à Educação no campo: Estado, Política Pública e Território’, uma das nuances presentes no decorrer desse itinerário formativo. A metodologia utilizada para a construção desse artigo desdobrou-se numa revisão de literatura, trouxemos algumas referências que dialogam com a temática em discussão. Pretendeu-se com este texto uma reflexão que teça uma articulação entre a luta pelo direito à educação liderado pelo Movimento da Educação do Campo, a partir da década de 1990, no Brasil, e a posição do Estado perante a garantia desse direito. Diante desse contexto, o que se constata é o autoritarismo e a omissão do Estado no que diz respeito à garantia do direito à educação, assegurado em diversos marcos normativos, embora saibamos que, em uma sociedade onde o viés econômico sobrepõe-se a qualquer outro aspecto, e os sujeitos são tratados como números, torna-se cada vez mais urgente resistir e lutar coletivamente em defesa das políticas educacionais específicas, voltadas para os(as) filhos(as) da classe trabalhadora do campo, simultaneamente insistir na transformação da realidade que está posta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDireito à Educação no Campo: Estado, política pública e território.pt_BR
dc.date.issued2024-09-26-
dc.description.abstractThis work is the result of research and debates carried out during the Specialization Course in Contextualized Education, at the Federal University of Campina Grande (UFCG) and aims to provide a brief contextualization on the theme 'Right to Education in the countryside: State, Public Policy and Territory', one of the nuances present throughout this training itinerary. The methodology used to construct this article unfolds in a literature review, we brought some references that dialogue with the topic under discussion. The aim of this text is to create a reflection between the fight for the right to education led by the Rural Education Movement, from the 1990s onwards, in Brazil, and the State's position regarding the guarantee of this right. In this context, what we see is the authoritarianism and omission of the State with regard to guaranteeing the right to education, guaranteed in various normative frameworks, although we know that, in a society where the economic bias overrides any other aspect, and the subjects are treated as numbers, it becomes increasingly urgent to resist and fight collectively in defense of specific educational policies, aimed at the children of the rural working class, while simultaneously insisting on the transformation of reality that is posted.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240-
dc.date.accessioned2024-12-01T14:18:59Z-
dc.date.available2024-12-01-
dc.date.available2024-12-01T14:18:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFechamento de escolas do campo - Brasilpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectNucleação de escolas do campopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEstado e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectTerritóriospt_BR
dc.subjectLutas - Educação do Campopt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectClosure of rural schools - Brazilpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectNuclearization of rural schoolspt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectState and educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectTerritoriespt_BR
dc.subjectStruggles - Rural Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Tiago José Vasconcelos de-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRight to Education in the Countryside: State, public policy and territory.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Tiago José Vasconcelos de. Direito à Educação no Campo: Estado, política pública e território. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39240pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TIAGO JOSÉ VASCONCELOS DE FARIAS - MONOGRAFIA ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfTiago José Vasconcelos de Farias - Monografia Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024968.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.