Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39213
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, através da realização de um levantamento na Biblioteca Setorial Maria das Mercês Ferreira Mendes, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina grande, campus Cajazeiras/PB, advindas do curso de Pedagogia. O interesse pela realização desta diz respeito a compreensão de que os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são imprescindíveis para o desenvolvimento da criança e temos a seguinte questão problematizadora: quais contribuições as monografias realizadas por alunos do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras/PB, durante os anos de 2013 a 2023, com temática jogos e brincadeiras, tem a oferecer aos educadores, considerando seu trabalho em sala de aula. O objetivo geral foi centrado na seguinte expectativa: Conhecer a produção acadêmica de monografias realizadas no Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de campina Grande, campus Cajazeiras/PB, acerca dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Nos objetivos específicos: mapear monografias do período de 2013 a 2023 que tratem especificamente da utilização de jogos e brincadeiras na Educação Infantil; refletir se a construção dessas monografias tem contribuído com o entendimento dos jogos e brincadeiras, enquanto favorecedoras do processo de ensino e aprendizagem de crianças, em sala de aula. Na metodologia realizamos uma busca com os seguintes descritores: “jogos e brincadeiras” e “ludicidade na Educação Infantil”, para sabermos quantos trabalhos tinham disponibilizados na Biblioteca. Encontramos um total de oito monografias que tratavam da temática de jogos e brincadeiras na Educação infantil no período de 2013 a 2023. Por fim, vimos que as monografias apresentadas ao curso de Pedagogia nos oferecem um suporte teórico e metodológico para pensarmos a atividade lúdica, enquanto propositora de novas aprendizagens, capazes de fazer com que a criança sinta-se parte da escola, aumente, ainda mais, a sua capacidade criativa e proporcione a socialização com outras crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMapeamento das monografias acerca dos jogos e brincadeiras na educação infantil: refazer caminhos metodológicos.pt_BR
dc.date.issued2024-07-15-
dc.description.abstractThis work is an exploratory bibliographical research, by carrying out a survey at the Maria das Mercês Ferreira Mendes Sector Library, of the Teacher Training Center, of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras/PB, coming from the Pedagogy course. The interest in carrying out this concerns the understanding that games and games in Early Childhood Education are essential for the development of the child and we have the following problematizing question: what contributions do the monographs written by students of the Pedagogy course at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras/PB campus, during the years 2013 to 2023, with a theme of games and games, has to offer educators, considering their work in the classroom. The general objective was centered on the following expectation: To understand the academic production of monographs carried out at the Teacher Training Center, at the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras/PB campus, about games and games in Early Childhood Education. In specific objectives: map monographs from the period 2013 to 2023 that specifically deal with the use of games and games in Early Childhood Education; reflect on whether the construction of these monographs has contributed to the understanding of games and games, as they favor the teaching and learning process of children in the classroom. In the methodology, we carried out a search with the following descriptors: “games and games” and “playfulness in Early Childhood Education”, to find out how many works were available in the Library. We found a total of eight monographs that dealt with the theme of games and games in Early Childhood Education from 2013 to 2023. Finally, we saw that the monographs presented to the Pedagogy course offer us theoretical and methodological support to think about playful activity, as proposer of new learning, capable of making the child feel part of the school, further increasing their creative capacity and providing socialization with other children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39213-
dc.date.accessioned2024-11-28T14:31:19Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-11-28T14:31:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação familiarpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFamily educationpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectJokespt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Maria Karine Saraiva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeapping of monographs about games and games in early childhood education: retracing methodological paths.pt_BR
dc.identifier.citationALVES. Maria Karine Saraiva. Mapeamento das monografias acerca dos jogos e brincadeiras na educação infantil: refazer caminhos metodológicos.2024. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA KARINE SARAIVA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfMaria Karine Saraiva Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2024.824.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.