Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FEITOSA, Belijane Marques. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FEITOSA, B. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUSA, Rozilene Lopes de. | - |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.description.resumo | O processo educacional para crianças hospitalizadas, seja de maneira contínua, frequente ou por longa duração, enfrenta desafios significativos e variados, pois interfere diretamente em seu desenvolvimento intelectual, acadêmico, social e emocional. Por isso, oferecer a assistência de profissionais capacitados e especializados nesses locais pode ser de extrema importância, tal como pedagogos, que podem colaborar com a continuidade do desenvolvimento das crianças ao longo do período que estejam sendo submetidas a tratamento com internação hospitalar. Considerando esse universo, essa pesquisa teve definido como seu objetivo geral investigar as ações educacionais desenvolvidas em um hospital com atendimento pediátrico do município de Cajazeiras, analisando suas potencialidades e obstáculos enfrentados. A metodologia escolhida foi iniciada pela produção de uma revisão bibliográfica, destina;da a contextualizar o tema e apresentar seus principais aspectos, seguida pela realização de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com a pedagoga do Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras-PB, bem como 2 mães com crianças internadas na referida instituição. Os resultados da pesquisa demonstraram que a profissional de pedagogia tem consciência sobre a importância da pedagogia hospitalar e das atividades as quais pode realizar, mas que enfrenta alguns desafios relacionados a falta de infraestrutura e desconhecimento da equipe multidisciplinar. Quanto as mães que participaram da pesquisa, estas também demonstraram reconhecer a importância do acompanhamento pedagógico dos filhos ao longo do período em que estavam internados, ajudando para que seu desenvolvimento educacional continuasse sendo estimulado. Concluiu-se que a atuação dos pedagogos hospitalares deve ser cada vez mais incentivada e ampliada nas instituições de saúde destinadas a internamento de crianças em todo o país, oferecendo o suporte e a capacitação necessária, principalmente como forma de reconhecimento das inúmeras contribuições que esse suporte oferece para a continuidade do desenvolvimento intelectual das crianças hospitalizadas e do seu bem-estar durante esse período. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A atuação do Pedagogo na área hospitalar: desafios para a continuidade da aprendizagem de crianças hospitalizadas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.description.abstract | The educational process for hospitalized children, whether on a continuous, frequent or long-term basis, faces significant and varied challenges, as it directly interferes with their intellectual, academic, social and emotional development. For this reason, offering the assistance of trained and specialized professionals in these places can be extremely important, such as pedagogues, who can collaborate with the continuity of children's development throughout the period they are undergoing treatment in hospital. Considering this universe, the general objective of this research was to investigate the educational activities carried out in a pediatric hospital in the municipality of Cajazeiras, analyzing their potential and the obstacles they face. The methodology chosen began with a bibliographical review, designed to contextualize the topic and present its main aspects, followed by field research, with interviews with the pedagogue at the Júlio Bandeira University Hospital in Cajazeiras-PB, as well as two mothers with children admitted to the institution. The results of the survey showed that the pedagogy professional is aware of the importance of hospital pedagogy and the activities she can carry out, but that she faces some challenges related to the lack of infrastructure and the lack of knowledge of the multidisciplinary team. As for the mothers who took part in the research, they also showed that they recognized the importance of pedagogical support for their children during the period in which they were hospitalized, helping to ensure that their educational development continued to be stimulated. It was concluded that the work of hospital pedagogues should be increasingly encouraged and expanded in healthcare institutions for children throughout the country, offering the necessary support and training, mainly as a way of recognizing the countless contributions that this support offers to the continuity of the intellectual development of hospitalized children and their well-being during this period. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39212 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T14:20:23Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28 | - |
dc.date.available | 2024-11-28T14:20:23Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento educacional | pt_BR |
dc.subject | Crianças hospitalizadas | pt_BR |
dc.subject | Hospital pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Educational development | pt_BR |
dc.subject | Hospitalized children | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERNANDES, Maria da Conceição Rodrigues. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of the Pedagogue in the hospital area: challenges for the continued learning of hospitalized children. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERNANDES. Maria da Conceição Rodrigues. A atuação do Pedagogo na área hospitalar: desafios para a continuidade da aprendizagem de crianças hospitalizadas.2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES FERNANDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdf | Maria Conceição Rodrigues Fernandes. Monografia Pedagogia. CFP.2024. | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.