Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.-
dc.contributor.advisor1IDROLIM-MOURA, Adriana Sidrallept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1626108523496818pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.referee2SILVA , Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.referee3QUEIROGA, Marcílio Garcia.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade refletir sobre o processo de letramento nos anos iniciais, mais especialmente, sobre o alfabetizar letrando. O estudo da temática justifica-se por tratar de um processo que está relacionado diretamente ao percurso que os estudantes trilham nos espaços escolares e se completa em suas rotinas diárias, pois ler e escrever, numa sociedade de escrita, é fundamental para o próprio desenvolvimento e o da coletividade. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com enfoque na pesquisa descritiva, tendo como principal aparato de coleta a pesquisa bibliográfica, por meio da qual se coletaram os dados de referencial teórico sobre Alfabetização e Letramento. Cumpre ressaltar, que a fundamentação teórica está alicerçada nos seguintes autores: Soares (2009), Kleiman (2005), Freire (1989), Street (2014), Kalantzis; Cope; Pinheiro (2012), dentre outros. Como objetivo geral tem-se: investigar acerca do desenvolvimento do letramento no processo de alfabetização. Como objetivos específicos, tem- se: pesquisar sobre o letramento em seus vários contextos; reconhecer os impactos que o alfaletrando exerce no desenvolvimento estudantil; discutir como os educadores em formação podem ultrapassar desafios e trabalhar alfaletrando. Dessa forma, se pretende contribuir para o desenvolvimento dos estudos a respeito do letramento em concomitância com a alfabetização, o que propiciará aos alfabetizadores maior clareza e desenvoltura nas práticas de alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAlfabetizar letrando nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2024-07-17-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to reflect on the literacy process in the early years, particularly on teaching literacy through literate practices. The study of this theme is justified by addressing a process directly related to the path that students follow in school environments and complete in their daily routines, as reading and writing, in a literate society, are fundamental for both individual and collective development. This research is qualitative, focusing on descriptive research, with bibliographic research as the main data collection tool, through which theoretical reference data on Literacy and Literate Practices were gathered. It is worth noting that the theoretical foundation is based on the following authors: Soares (2009), Kleiman (2005), Freire (1989), Street (2014), Kalantzis; Cope; Pinheiro (2012), among others. The general objective is to investigate the development of literacy within the process of teaching reading and writing. The specific objectives are to research literacy in its various contexts; to recognize the impacts that teaching literacy through literate practices has on student development; and to discuss how educators in training can overcome challenges and work on teaching literacy through literate practices. Thus, the intention is to contribute to the development of studies regarding literacy in conjunction with teaching reading and writing, which will provide educators with greater clarity and skill in the practice of teaching literacy through literate practices in the early years of elementary education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39168-
dc.date.accessioned2024-11-25T12:40:11Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2024-11-25T12:40:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramento escolar - Séries iniciaispt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectSchool literacy - Initial gradespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Erika Duarte da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy literacy in the early years.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Erika Duarte da. Alfabetizar letrando nos anos iniciais. 2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIKA DUARTE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 204.pdfErika Duarte da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2024.614.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.