Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. Bpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.referee2MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.description.resumoAs emoções fazem parte da subjetividade humana, modulam nossos desejos, necessidades, a personalidade e sãos determinantes para relação com os outros e o meio. Na escola não devem ser ignoradas, pois, a Neurociência aponta que as emoções são importantes componentes dos processos cognitivos e da aprendizagem. À vista disso a pesquisa tem como objetivo geral investigar se os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental- Anos Iniciais do município de Cajazeiras-PB têm ciência das contribuições das emoções para o processo educativo. Nesta pesquisa busca-se responder a seguinte questão problematizadora: como os professores compreendem as influências das emoções para os processos de ensino e aprendizagem? Para o percurso metodológico, além do levantamento bibliográfico, optamos pela pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento para produção de dados foi uma entrevista semiestruturada com cinco professores que atuam nas áreas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O contexto desta investigação envolveu o espaço de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental na cidade de Cajazeiras-PB. No decorrer do estudo foi observado que as emoções estão inter-relacionadas com os processos cognitivos, interferindo nos processos de ensino e aprendizagem. A percepção, atenção, memória e raciocínio são funções essenciais para aprendizagem fluir bem e de algum modo as emoções podem afetar essas funções, prejudicando o desempenho dos alunos. Portanto, a compreensão de como as emoções afetam o processo educativo pode contribuir para um ambiente escolar mais favorável para a aprendizagem, visando não apenas o aumento do desempenho acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNeurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo.pt_BR
dc.date.issued2024-11-18-
dc.description.abstractEmotions are part of human subjectivity, they modulate our desires, needs, personality and are decisive for relationships with others and the environment. At school, they should not be ignored, as Neuroscience points out that emotions are important components of cognitive and learning processes. In view of this, the research has the general objective of investigating whether teachers of Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years in the municipality of Cajazeiras-PB are aware of the contributions of emotions to the educational process. This research seeks to answer the following problematizing question: how do teachers understand the influences of emotions on the teaching and learning processes? For the methodological route, in addition to the bibliographic survey, we opted for scientific research of a qualitative nature, of an exploratory nature. The instrument for data production was a semi-structured interview with five teachers who work in the areas of Early Childhood Education and Early Years of Elementary School. The context of this investigation involved the space of a municipal public elementary school in the city of Cajazeiras-PB. During the study it was observed that emotions are interrelated with cognitive processes, interfering in teaching and learning processes. Perception, attention, memory and reasoning are essential functions for learning to flow well and emotions can somehow affect these functions, harming students' performance. Therefore, understanding how emotions affect the educational process can contribute to a more favorable school environment for learning, aiming not only to increase academic performance.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39167-
dc.date.accessioned2024-11-25T12:29:15Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2024-11-25T12:29:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEmoções e educaçãopt_BR
dc.subjectProcesso educativo - Emoçõespt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectEmotions and educationpt_BR
dc.subjectEducational process - Emotionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Aurilândia Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience and education: the implications of emotions for the educational process.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Aurilânia Pereira. Neurociência e educação: as implicações das emoções para o processo educativo. 2024. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AURILÂNIA PEREIRA BATISTA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfAurilânia Pereira Batista. Monografia Pedagogia. CFP. 2024.1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.