Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBERTO, A. P. S. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894220202096420pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS , Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolimpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1BASTOS., Raquel Leão de.-
dc.description.resumoObservando o cenário da Educação Inclusiva no município de São José de Piranhas, esta pesquisa faz uma reflexão sobre a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na inclusão do aluno com necessidades especiais no processo de aprendizagem na sala regular. Ponderando as políticas públicas vigentes relacionadas a Educação Inclusivas que possam garantir que esse atendimento seja eficiente e se tem algum tipo de assistência oferecida pelo município para obter uma educação de qualidade e equitativa. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter exploratório, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois profissionais da Educação Inclusiva no referido município. A partir das análises da pesquisa, destaca-se os avanços ocorridos no ano de 2023 na educação inclusiva no município e a necessidade de maiores investimentos para a sala de recurso do AEE e um olhar de equidade para os educandos que tem algum tipo de necessidades educacionais especificas para desenvolver as atividades acadêmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de São José de Piranhas /PB.pt_BR
dc.date.issued2024-07-18-
dc.description.abstractObserving the scenario of Inclusive Education in the municipality of São José de Piranhas, this research reflects on the importance of the Specialized Educational Service (SES) in the inclusion of students with specific needs in the learning process in the regular classroom. Considering the current public policies related to Inclusive Education that can ensure that this service is efficient and if there is any type of assistance offered by the municipality to obtain a quality education equitable. The research is of a qualitative nature of exploratory character, where semi-structured interviews were carried out with two professionals of Inclusive Education in the referred municipality. Based on the analysis of the research, it is to highlight the advances that occurred in the year 2023 in inclusive education in the municipality and the need for greater investments for the AEE resource room and a look at equity for students who have some type of specific educational needs to develop academic activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39163-
dc.date.accessioned2024-11-25T11:58:54Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2024-11-25T11:58:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - São José de Piranhas- Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectSão José de Piranhaspt_BR
dc.subjectInclusive education - São José de Piranhas - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Servicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBERTO, Ana Paula de Sousa Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: the importance of Specialized Educational Assistance (AEE) in the municipality of São José de Piranhas /PB.pt_BR
dc.identifier.citationBERTO, Ana Paula de Sousa Ferreira. Educação inclusiva: a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de São José de Piranhas /PB. 2024. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA DE SOUSA FERREIRA BERTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2024.pdfAna Paula de Sousa Ferreira Berto. Monografia Pedagogia. CFP 2024.406.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.